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A Dra. Adriana Rossi fala sobre a Biomecânica do Surf.

A Dra. Adriana Rossi fala sobre a Biomecânica do Surf.

 

BIOMECÂNICA DO SURF:

Sempre digo aos meus pacientes surfistas que as leis da ciência podem responder todas as perguntas no surf, e uma vez que você tem as respostas, você pode melhorar seu desempenho em surfar …

Como funciona a biomecânica desse esporte digno de estudos como a física.??

Como podemos melhorar nosso equilíbrio para surfar?

A primeira coisa que precisamos fazer é olhar para a causa do problema – o que faz equilibrar enquanto surfa?

Uma vez já trabalhamos podemos tentar encontrar uma solução – como a causa e o que pode ser mudado?

Quais as variáveis que pode manipular?

O que é balanço?

Então vamos lá….Voltamos três casas e estaremos naquela época do colegial…Vamos recordar a física básica e entender como o surf funciona …

Balanço…Equilíbrio que envolve basicamente duas variáveis principais – centro de massa e a base de apoio.

O centro de massa é o termo dado para o ponto médio ou centro de um corpo. Por exemplo.

O centro do cubo da Figura 1 (ponto vermelho). Este é o ponto em que as forças (tais como a gravidade) agem sobre o corpo (linha azul). A base de apoio é a área de contato por baixo de um objeto.
Figura 1 – um cubo equilibrado, onde o centro de massa (ponto vermelho) está acima da base do suporte.
Figura 2 – um cubo desequilibrado, onde o centro de massa não está acima da base de apoio, fazendo o cubo cair.
Figura 3 – quando indo em linha reta e a linha de força do centro de massa (linha vermelha) não está acima da base de apoio (a área entre o círculo de pés, amarelo)
Figura 4 – surfista segurando seu equilíbrio, mantendo a força total atuando sobre seu centro de massa (linha verde) sobre a sua base de apoio (círculo amarelo). A força total é a combinação da gravidade (linha vermelha) e a força centrípeta (linha laranja).
Figura 5 – força centrípeta atuando sobre uma bola
Isso é muito simples para um objeto estacionário, mas e quando estamos em movimento? Isto é onde as forças que atuam sobre o centro da massa comece a mudar um pouco. Como você está viajando em linha reta, como tirar lá de cima, as regras acima ainda se aplicam. Ou seja, o centro de massa deve ser sobre a base de apoio. Se o centro de massa não é diretamente sobre a base de apoio,
Figura 6 – Surfista trabalhando contra a inércia (linha vermelha), usando a força da água sob a prancha (linha amarela).
Figura 7 – A linha do chicote de fios é usada para criar a força centrípeta.
Figura 8 – A bola cria uma base instável de apoio.

Força centrípeta

Imagine uma bola anexada a um pedaço de corda (Figura 5). Como está as coisas sem se mover (à direita), a linha de força está indo direto para baixo (linha vermelha – gravidade). Se você começar a balançar ao redor em um círculo (à esquerda), a força centrípeta começa a empurrar a bola para fora (linha laranja). A gravidade é ainda a puxar a bola para baixo, então o resultado é uma força que eu faço.

A próxima coisa que precisamos pensar é outra força, chamada inércia. Basicamente, um objeto que está se movendo em linha reta quer continuar se movendo em linha reta e vai fazê-lo, a menos que outra força está agindo sobre ele. A força quando se trata de surf é a força da água como você virar a empurrar contra a parte inferior da prancha . Então, depois de tirar lá de cima da onda,

É hora de começar a olhar para a base de apoio. Geralmente, o maior e mais estável a base de apoio, mais fácil é para equilibrar. É por isso que as pranchas maiores são mais fáceis de equilíbrio. Você também quer uma base muito dura ou rígida de apoio (já alguma vez tentou levantando-se em um colchão inflável na água!). Finalmente, você precisa da superfície da base de apoio para ser o mais próximo possível ao pé.Para resumir, as áreas principais que influenciam o equilíbrio são: gravidade no centro de massa (sempre) força centrípeta no centro de massa (ao ligar) inércia no centro de massa (ao ligar) características da base de suporte (tamanho de placa e forma). Agora as forças que dificultam o equilíbrio tem sido explicadas, e é tudo tão claro como a lama, podemos pensar em maneiras de melhorá-lo.

1. Gravidade. todo o trabalho de equilíbrio você pode pensar é trabalhar contra a gravidade. Tudo e qualquer coisa ajuda nesta área, seja criativo! O exercício mais básico é simplesmente de pé sobre uma perna, o mais difícil tende a estar de pé sobre uma bola de ajuste. A prancha “Indo” também é muito bom em formação contra a gravidade. Executar os exercícios com os olhos fechados sempre tornará mais difícil para nós .

Um interessante estudo publicado este ano, Dale Chapman e Kale Needham em Perth tinha um olhar para a diferença entre a capacidade de equilíbrio entre a elite e os surfistas intermediários. Dale descobriu que quando os surfistas tinham de me concentrar em uma tarefa mental surfistas da elite foram mais capazes .

2. força centrípeta isso envolve o treinamento do corpo para responder e ajustar para movimentos circulares. A melhor maneira de treinar nesta área é através do uso de um equipamento que é posicionado perto de seu centro de massa. Na Figura 7, a gravidade é puxar o centro de massa para o solo, tornando-se difícil manter a posição horizontal (um treino ab boa). Realizando agachamento na parede, você apresenta essa força.

3. inércia treinamento contra inércia geralmente é mais divertido do que as outras áreas. Basicamente, envolve o ajuste de seu salto quando você e a sua base de apoio está em movimento. A forma mais comum de formação nesta área é o uso de skates. Quando você anda com um skate seu corpo está se adaptando às forças constante mudanças em seu centro de massa, que está a tentar continuar em uma direção.

Pranchas de diferentes formas e quilhas também ajudará você treinar para equilibrar contra a inércia.

Pranchas mais soltas como single e twin quilhas permitem que a força de inércia para afetar seu movimento em transforma muito mais do que os propulsores. Por experimentar com diferentes formas e quilhas , você poderá melhor ajustar ou “sensação” de como inércia afeta seu equilíbrio.

Quanto mais estreita a base de apoio, o difícil é equilibrar. Super estreita (largura < 18 polegadas) placas de treinamento também são uma boa maneira de treinar seu equilíbrio.

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Dra. Adriana Rossi reside em São Paulo, e tem especialização cárdio-respiratória em U.T.I e Medicina Esportiva. Seus trabalhos e investigações apontam para o maior desempenho físico de atletas profissionais e amadores na procura de um equilíbrio muscular. Menos lesões e maior desempenho na água são partes dos resultados obtidos através de diversos programas de treinamento.

 

Por: Dra. Adriana Rossi Crefito 64774  / Surf Today.

Sobre JR Mirabelli

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