Principal / Dra. Adriana Rossi / A Dra. Adriana Rossi fala sobre o uso do gelo e a massagem no Surf.
A Dra. Adriana Rossi fala sobre o uso do gelo e a massagem no Surf.

A Dra. Adriana Rossi fala sobre o uso do gelo e a massagem no Surf.

Gelo e a massagem no Surf:

 

A área de treinamento físico para corrida vem crescendo muito nos últimos anos e, certamente, os avanços nos métodos de recuperação após o treinamento físico são de fundamental importância para o corredor.
Neste sentido, o benefício mais perseguido da crioetrapia é o efeito analgésico (redutor da dor) que ela propicia, de forma localizada, sem a utilização de agentes farmacológicos.
As modificações extremas de temperatura afetam a condução nervosa que emite o estímulo de dor. Para resultados ótimos, a crioterapia deve ser feita imediatamente após o treinamento ou em até 2 horas depois do encerramento das atividades, por um período de 15 a 20 minutos, dependendo da profundidade do tecido a ser alcançado.
No caso de um microtrauma, a utilização de banhos de contraste (alternância entre o calor e o frio) para facilitar a resposta é recomendada. A exposição inicial, porém, deve ser com a utilização do frio, posteriormente, você pode empregar os banhos de contraste por uma ou duas horas após o tratamento inicial com gelo.
As melhores áreas para a crioterapia são as que requerem maior tempo para sua recuperação, como os músculos mais fracos, músculos com predominância de fibras de contração rápida e as unidades tendinosas.
É muito importante tomar cuidado com a utilização direta do gelo na pele. O tempo necessário para alcançar o efeito desejado é, geralmente, a metade em relação a outras técnicas crioterápicas. A profundidade de penetração, no entanto, é limitada pela tolerância da pele ao frio.
As técnicas para aplicação do gelo incluem massagens utilizando copos com gelo, pacotes com substâncias geladas, sacos com gelo picado colocados ao redor do membro lesionado e a utilização de banheiras com redemoinho de água gelada.
_MG_5964_thumb[1]
Massagem pré e pós-treino
Saiba como esta técnica pode ser útil tanto antes quanto depois da prática esportiva.Aprenda a utilizar essa arte milenar a favor do melhor desempenho no esporte

Existe uma forte ligação entre o surf e diversas técnicas de massagem. Os esportes, em geral, podem causar tensões e até acarretar problemas mais sérios caso não sejam realizados os cuidados necessários. Uma maneira de prevenção de lesões para o corpo do atleta, após a prática do esporte, é a massagem.

“No surf, como em todos os esportes, temos grupos musculares específicos que são constantemente exigidos durante sua pratica. A falta de aquecimento e preparo físico – antes e depois da realização da atividade – podem ocasionar dores e rigidez articular principalmente nos membros superiores, ombros e região lombar”.

O surf vem sendo praticado mundo afora há muito tempo. O esporte iniciou-se no Havaí e foi levado à frente pelo pai do surf moderno, Duke Paoa Kahanamoku, que graças a sua persistência manteve a modalidade viva. Atualmente, o surf é praticado por pessoas de todas as idades, em diversos lugares do planeta e tem evoluído a cada ano, juntamente com as terapias associadas a ele.Alguns dos principais efeitos da massagem, relacionados diretamente aos exercícios físicos, são:

– a melhora da circulação sanguínea e linfática
– o aumento na flexibilidade dos músculos
– a melhora na capacidade respiratória, já que altera o ritmo da respiração
– e até efeitos psicológicos, como a melhora da auto-estima e a diminuição da “tensão”, em casos de atletas em períodos competitivos.

A técnica oriental de massagem, shiatsu, visa harmonizar corpo e mente, a pressão dos dedos e cotovelo em pontos específicos do corpo – os chamados meridianos – é usada para aliviar dor e fadiga muscular causadas após uma sessão de surf. “O shiatsu é indicado, principalmente, para prevenir patologias ligadas à postura”.

Além da massagem é indicada uma alimentação balanceada, boas noites de sono e alongamentos para preparar a articulação para o impacto durante a remada.

Informações complementares:
homem massagem
Indicações: No mínimo uma sessão de massagem por semana.

Outros benefícios da massagem esportiva:

Alivia dores localizadas causada pela postura no surf;
Melhora a circulação do sangue e dos vasos linfáticos;
Produz relaxamento e alívio do estresse;
Melhora a respiração;
Ajuda a manter a saúde e previne doenças.

Massagem é a manipulação sistemática dos tecidos moles do corpo. Auxilia a remoção de resíduos metabólicos tóxicos produzidos na liberação de energia e fluidos resultantes de danos estruturais no tecido musucular. A massagem tem sido utilizada há séculos – muito antes do advento da medicina – utilizando manobras específicas (manuais, mecânicas ou elétricas) com fins terapêuticos. Pode ser localizada, visando uma determinada área, ou terapêutica, em que o relaxamento é o objetivo principal. A massagem pode ser de dois tipos: superficial ou profunda, dependendo da proximidade dos músculos em relação à pele ou aos ossos.
Um atleta pode receber massagem por 15 a 20 minutos antes do treinamento físico, por 8 a 10 minutos após tomar banho e no final da sessão de treinamento, por 20 a 30 minutos. O papel da massagem para a preparação ou a recuperação de um exercício tem sido muito bem documentado. Ela pode afetar positivamente o humor do atleta pela redução da tensão, raiva, fadiga, depressão, ansiedade e da confusão.
Se os músculos estão relaxados, pressionar o ventre dos músculos com pressão mecânica simples auxilia a esvaziar as veias na direção da aplicação da pressão. Isso resulta em abertura superior a 35% dos pequenos capilares (vasos) – em repouso, 4% dos capilares estão abertos. O resultado é a elevação da disponibilidade de sangue renovado na área massageada, tornando possível um maior intercâmbio de substâncias entre os capilares e o tecido celular.
Os efeitos mecânicos da massagem na corrente sanguínea promovem a remoção dos subprodutos metabólicos e a entrada de sangue renovado na área em que a massagem foi aplicada. Em síntese, a massagem pode ser utilizada como uma técnica no auxílio da preparação ao treinamento e também na promoção da recuperação.

Efeitos da massagem desportiva no Tecido Muscular

homem massagista brasilia

Os efeitos principais da massagem no tecido muscular podem ser resumidos como:

* A massagem não aumenta diretamente a força do músculo normal; contudo, como meio para atingir determinado fim, a massagem é mais efetiva que o repouso;

* Em termos gerais, a massagem não aumenta o tono muscular, mas certas manipulações podem ser aplicadas com o objetivo de facilitar a atividade muscular (sobretudo técnicas de percussão).

* A massagem não impede a atrofia muscular.

* O objetivo da massagem no tratamento do músculo  deve ser a manutenção dos músculos no melhor estado possível de nutrição, flexibilidade e vitalidade.

Usado de modo correto, gelo reduz gravidade de lesões

A utilização do gelo como forma terapêutica para o alívio de dores causadas por lesões é denominada crioterapia, e é um dos métodos mais utilizados, tanto por atletas profissionais como por amadores, para acabar com incômodos após o treino.

Os principais efeitos de sua aplicação são a diminuição da dor (analgesia) e do espasmo muscular, porém, nem sempre diminui a resposta inflamatória, como se acredita no meio esportivo, apenas reduz os sintomas e sinais clássicos da inflamação: dor, inchaço (edema), vermelhidão (rubor), aumento da temperatura local, e diminuição da função do membro ou da articulação.

É importante ressaltar que sua indicação na fase inicial do tratamento deve ser restrita principalmente ao controle da dor e do edema, porque, pode causar uma diminuição do consumo de oxigênio consequente à lentidão do metabolismo, levando a menor transmissão de impulsos nervosos.As formas de aplicação são variadas: bolsas com gelo, bolsas de gel congelado, bolsas químicas, imersão em água gelada, massagem com gelo, além de sprays com efeito congelante, todas elas utilizadas em ciclos de 15 a 20 minutos a cada hora.

Existem algumas precauções que devem ser adotadas quanto a utilização da terapia, como evitar regiões com grandes nervos superficiais, por exemplo no lado externo do joelho, regiões sensíveis como extremidades de mãos e pés, e nunca dormir com uma bolsa de gelo junto a qualquer parte do corpo.

10271573_744178935654393_2468843576656122196_n

Dra. Adriana Rossi reside em São Paulo, e tem especialização cárdio-respiratória em U.T.I e Medicina Esportiva. Seus trabalhos e investigações apontam para o maior desempenho físico de atletas profissionais e amadores na procura de um equilíbrio muscular. Menos lesões e maior desempenho na água são partes dos resultados obtidos através de diversos programas de treinamento.

 

Por: Dra. Adriana Rossi Crefito 64774  / Surf Today.

Sobre JR Mirabelli

Comments are closed.

Voltar ao Topo