Principal / BODYBOARD / A Professora de Surf e Bodyboarding Nicole Eterovic entrevista a Educadora Física e Bodyboarder Roberta Andrade.
A Professora de Surf e Bodyboarding Nicole Eterovic entrevista a Educadora Física e Bodyboarder Roberta Andrade.

A Professora de Surf e Bodyboarding Nicole Eterovic entrevista a Educadora Física e Bodyboarder Roberta Andrade.

Foto: JR Mirabelli

Foto: JR Mirabelli

Cada vez mais se fala em Condicionamento Físico como um complemento para surfistas e bodyboarders. As Educadoras Físicas Nicole Eterovic e Roberta Andrade,  ambas com mais de duas décadas de vivência no Bodyboarding, conversam sobre treinamentos específicos para esses esportes.

N.E. – Roberta, fale um pouco sobre a evolução do treinamento de Condicionamento Físico para a galera do Surf e Bodyboarding.

R.A. – Atualmente vivemos tendências de treinamento e Condicionamento Físico que propõe muitos benefícios para o corpo. Cabe ao praticante ter consciência da sua condição física inicial. Quando falamos de preparação física para os esportes, é necessário estudar a dinâmica do esporte. Por exemplo, o Surf é praticado no mar, compreendo que é necessário saber sobreviver na água, nadar e ter performance.

N.E.- Sendo assim, a prática de Natação  é de extrema importância em qualquer fase do atleta (profissional, amador e iniciante) nesses esportes?

R.A.- Sim, quanto mais condicionamento em Natação, melhor  a potência, velocidade, agilidade  e resistência, o básico para uma boa sessão de Surf e Bodyboarding.

N.E.- Qual outra atividade você indicaria aos praticantes de Surf e Bodyboarding?

R.A.-  Exercícios funcionais, praticados fora d´água. Estudos mostram a eficiência do Treinamento Funcional através do desenvolvimento das capacidades físicas básicas que falei anteriormente.

N.E. – Comente com a galera sobre o seu projeto inovador, o Pilates Prol Surf e Bodyboarding.

R.A.- Meu projeto visa estabelecer a conexão entre saúde postural e o desenvolvimento motor, através da força, flexibilidade, consciência corporal, respiração, precisão e concentração em cada parte do corpo. Equilibrando tudo a partir do core, o centro do corpo.

N.E. – Mostraremos a seguir  o seu vídeo, feito pela Evelyn Colombo, que dá dicas de exercícios funcionais para surfistas e bodyboarders.  Qual a importância desses exercícios especificamente?

R.A.- O mais importante: te desafia a inteligenciar os movimentos de forma organizada e progressiva. O exercício 1 é o Snake, ótimo para mobilizar a coluna vertebral, fazendo a ondulação da cabeça para o quadril. Muito necessário para realizar um bom “joelhinho”. Já o exercício 2, o Swimming, associa a coordenação de movimentos de pernas e braços e ativa os músculos das costas que protegem a coluna.

Agradecimentos: Academia Body Tech Market Place (coordenação e gerência), Surf Alive Surf Shop Online, Eco Board- Pranchas de equilíbrio, Maria Parafina – Juntos pelo Surf, Black Surfboards, Banda Veltra,  Evelyn Colombo (vídeo) e Júlio César Assis (modelo).

Boas ondas!

 

Por: Nicole Eterovic / Surf Today

Sobre Nicole Eterovic

Educadora Física, Bióloga, Bodyboarder e Surfista

Comments are closed.

Voltar ao Topo