Texto: Rafael Laudisio – Sumatramkt

Na presença de representantes do poder público de São Sebastião, como o Sr. Wagner Teixeira e professor Francisco Pelegrini, aconteceu no dia 19 de Dezembro de 2014 a aula de encerramento do 4º e último módulo do Bom na Escola Bom no Skate.

Ao longo de 2014 o projeto sócio-desportivo atendeu 80 crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, dando toda a base para uma iniciação esportiva segura no skate, oferecendo, além de toda a teoria passada por profissionais de educação física especialmente treinados, todo o material necessário para a prática do skate, como calçado adequado, roupas, material de equipamento e, é claro, o próprio skate.

A equipe de skatistas da Element, formada por Lucas Xaparral, Rene Shigueto, Murilo Romão, Glauber Marques e Gabriel Fortunato estiveram presentes, fazendo apresentações, sessões de autógrafos e distribuindo pôsteres e adesivos.

Além dos 20 alunos regulares do 4º módulo, estiveram presentes também 25 alunos já formados nas turmas anteriores e alguns skatistas locais, abrilhantando ainda mais a confraternização.

Ao todo foram oito meses de aulas, divididos em quatro cursos de 16 aulas com 90 minutos de duração cada uma.

As turmas eram de cinco alunos por horário, sempre no contra turno escolar.

Para Flávio Ascânio, coordenador técnico e pedagógico do projeto, o saldo foi amplamente positivo. “O mais importante é que todos os objetivos foram atingidos e sem nenhum aluno sofrer qualquer tipo de lesão grave. Todos receberam equipamentos e aprenderam o básico, tanto na teoria quanto na prática, para andar de uma forma segura e divertida”.

Mesmo sentimento de dever cumprido é compartilhado por Zé Paulo, idealizador do projeto “Como idealizador, me sinto orgulhoso em poder colaborar com mais 80 crianças da comunidade que, por mérito, através de seus estudos, receberam o benefício da iniciação da pratica do skate e levaram para casa todo equipamento para dar continuidade ao esporte, absorvendo a importância de ser um bom aluno. A essência foi concluída com êxito e o projeto ajuda diretamente na cidadania, inclusão e a importância dos estudos na formação das nossas crianças, que são o futuro da nossa comunidade”.

Zé Paulo completa, agradecendo a todos os envolvidos. “Um agradecimento especial aos nossos patrocinadores Guaraná Antárctica e Element, Governo do Estado de São Paulo, CBSk, Sumatra Marketing, Prefeitura de São Sebastião, em especial à Secretaria de Educação e a todos os professores, alunos, diretoras e aqueles que trabalham nos bastidores pela realização, pois sozinho seria impossível tornar esse sonho realidade.”

O “Bom na Escola, Bom no Skate” é uma realização da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, e conta com patrocínio Guaraná Antarctica, apoio Element e prefeitura de São Sebastião. Organização Confederação Brasileira de Skate e Sumatra Marketing.