Principal / BODYBOARD / Como o Treinamento Funcional pode te ajudar a surfar melhor.
Como o Treinamento Funcional pode te ajudar a surfar melhor.

Como o Treinamento Funcional pode te ajudar a surfar melhor.

workshopSumareSurf 

 

Como o Treinamento Funcional pode te ajudar a surfar melhor.

Ao contrário do que muita gente imagina, uma boa manobra não está relacionada ao uso dos braços ou da cabeça para direcionar o movimento, mas sim na geração de força a partir do quadril e do tronco. Para ser mais potente, mais preciso e mais seguro, o movimento deve ser iniciado no centro do corpo e na base (pernas). Por último, a parte superior do tronco e os braços completam o movimento. O centro do corpo, também chamado de CORE, é um conjunto de 29 pares de músculos, localizados na região do tronco e do quadril. Está aí o maior potencial de geração de força do corpo humano.

Se a geração de força parte da região superior, que é mais fraca, a tendência é uma manobra menos eficiente e a tentativa de compensação com um movimento rápido de braços, provocando uma descarga de força de torção na região lombar. A repetição de movimentos errados leva ao surgimento de lesões graves de quadril e coluna (como hérnias de disco, por exemplo) e ao abandono da prática esportiva pela dor.

Então, aproveitar melhor o que o surf tem de bom, é fundamental fazer uma preparação esportiva adequada, que garanta o aumento da consciência corporal e melhore o recrutamento do CORE. Isto é, aprender a controlar a força muscular, mantendo a mobilidade e a estabilidade das articulações. Nesse sentido, o Treinamento Funcional e o Pilates têm sido as modalidades com maior resultado no ganho de desempenho e na redução de lesões, não só para surfistas, mas para praticantes de outras modalidades.  Preparar o corpo para o esporte não é privilégio de atletas profissionais. É uma preocupação com a própria saúde, que deve fazer parte da rotina de todos!

 

Por Ester Mendes Personal Trainer, especializada em Treinamento Funcional e Pilates.

Fonte:  Roberta (Rob’s) Carolina de Andrade; Prol Board Performance; Surf Today.

 

Sobre Rob's Carolina de Andrade

Prof.a Esp. Roberta Carolina de Andrade; Licenciatura Plena Educação Física UNIMONTE; Fotojornalismo UNIMONTE; Natação e Atividades Aquáticas FMU; Contrologia Método Pilates Sliding Pilates Andreia Monteiro. Body Boarding, idealizadora da marca PROL Board Performance.

Comments are closed.

Voltar ao Topo