Principal / Dra. Adriana Rossi / Dra. Adriana Rossi Fisioterapêuta especialista em esportes radicais dá dicas para os leitores do portal Surf Today!
Dra. Adriana Rossi Fisioterapêuta especialista em esportes radicais dá dicas para os leitores do portal Surf Today!

Dra. Adriana Rossi Fisioterapêuta especialista em esportes radicais dá dicas para os leitores do portal Surf Today!

A Importância de uma fisioterapeuta na vida de um surfista

O surf é um esporte de grande exigência física e técnica. Evoluir e aperfeiçoar implica muitas horas e sessões de treino. A existência do enquadramento de profissionais credenciados na área tornou-se essencial para que os praticantes tenham acesso a noções básicas, códigos de ética e conduta para uma prática segura. O objetivo deste estudo foi descrever a frequência padrão e os mecanismo de lesões surf. A maioria dos surfistas eram homens (65,5%), jovens (idade média 27,3 anos), e tempo de experiência de prática de 9,1 anos de surf. De um total de 253 indivíduos relataram-se 740 lesões. As lacerações representam 23,2% de todas as lesões agudas, a abrasão 17,6% e 10,8% e entorses. Entre 50 a 73,7% das lesões agudas foram nos membros inferiores, e 42,1% na cabeça e pescoço. Num intervalo de ocorrência de lesões de 65,9% e 91,5% as manobras são as principais causas, seguida de colisão com equipamentos ou praticantes que constitui 38,5% de incidência, e 63,5% lesões ocorrem devido às condições do local de prática. É essencial devido ao conhecimento que o fisioterapeuta disponha visto que este pode melhorar muitos aspetos, tais como, trabalhar a instabilidade articular, alongamentos, posturas e recuperação da condição física. Estes pormenores farão certamente a diferença numa época desportiva e bastante desgastante.O Fisioterapeuta surge como um profissional capaz, na avaliação, tratamento, recuperação e prevenção das disfunções músculo- esqueléticas apresentadas no bodyboard, reduzindo as queixas deste bem como permitindo uma melhor performance durante a prática, e manutenção do estado compatível com a competição.
Hábitos como o alongamento constituem uma arma contra o mau posicionamento e a prevenção de disfunções dos ombros e toda a coluna vertebral. Exercício de fortalecimento de tronco (Dankaerts W, 2006), membros superiores (Naughton J, 2005) e inferiores (França FR, 2011) são também uma mais valia para melhorar a performance do praticante.

 

 

Dra. Adriana Rossi mora em São Paulo e tem especialização cárdio-respiratória em U.T.I e Medicina Esportiva. Seus trabalhos e investigações apontam para o maior desempenho físico de atletas profissionais e amadores na procura de um equilíbrio muscular. Menos lesões e maior desempenho na água são parte dos resultados obtidos através de diversos programas de treinamento.

 Por: Dra. Adriana Rossi Crefito 64774  / Surf Today

Sobre JR Mirabelli

Comments are closed.

Voltar ao Topo