Principal / Alessandra Nogueira / Estreando um novo espaço na Surf Today Alessandra Nogueira fala sobre Surf Art com JGuedes de Ubatuba.
Estreando um novo espaço na Surf Today Alessandra Nogueira fala sobre Surf Art com JGuedes de Ubatuba.

Estreando um novo espaço na Surf Today Alessandra Nogueira fala sobre Surf Art com JGuedes de Ubatuba.

 

Surf Art e a God Bless de JGuedes. Foto: Arquivo pessoal

Surf Art é arte visual relacionada ao esporte Surfe. Há uma forte conexão entre a arte e a cultura do surfe, que remonta há 3000 anos atrás no Peru, onde alguns dos primeiros historiadores encontraram baixos-relevos de surfistas esculpidos nas cavernas. No entanto, essa arte é muito mais que ondas e surfistas. Ela vai além, e hoje influencia a cultura popular, o comércio e a vida daqueles que estão a quilômetros de distância da praia. O Surf Art hoje está no grafite, anúncios, produtos e artigos diários, e o surfe é muito mais que ondas e praia: ele está no estilo de vida através das roupas, atitudes e música.
Notáveis artistas do Surf Art nos anos 60 contribuíram para a disseminação dessa cultura, que registraram as ondas em suas obras de arte, e vemos, nos diversos estilos – desde os desenhos rupestres até os artistas através das gerações – o Surf Art se propagar de áreas costeiras para cidades urbanas, como Nova York e São Paulo, onde a cultura do surf e exposições de arte podem ser facilmente encontrados.

Além dos artistas, os fotógrafos também influenciaram o Surf Art. Em imagens que documentam a vida, a rotina e a paixão dos surfistas, a fotografia ilumina e possibilita ao espectador sentir o prazer que o esporte oferece. Com ela é possível perceber a beleza da perfeita relação entre a onda e o ser humano.

No Brasil o Surf Art vem ganhando cada vez mais espaço, com artistas talentosos e que muito frequentemente são os próprios surfistas, e que conseguem retratar na arte suas experiências com as ondas.

Muitos nomes se destacam no Surf Art no Brasil, entre eles o dono da marca God Bless, o artista plástico Jeferson Guedes, ou JGuedes como quer ser conhecido. Com um currículo que acumula aproximadamente 10 mil pranchas, das quais muitas voaram com o surfista Filipe Toledo, além de telas, skates, óculos, paredes, chaveiros e o Dalle Art, JGuedes tem contribuído para que o Surf Art ganhe cada vez mais espaço e seja apreciado por surfistas profissionais, free surfers e amantes do esporte no Brasil e no mundo.

Veja algumas fotos dos trabalhos de JGuedes :

Acompanhe a nossa página, pois mostraremos mais God Bless através de vídeos, fotos e entrevistas aloha.

 

Por: Surf Today / Fonte: Alessandra Nogueira.

 

Sobre JR Mirabelli

Comments are closed.

Voltar ao Topo