Principal / GERAL / Historia Reis de Dogtown
Historia Reis de Dogtown

Historia Reis de Dogtown

No início da década de 1960, os surfistas da Califórnia queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, numa época de marés baixas e seca na região. Inicialmente, o novo desporto foi chamado de sidewalk surf. Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só ficou mais reconhecido uma década depois.

Existe um filme que conta um pouco da história do skate, chamado Reis de Dogtown.

Nos anos 70, um grupo de jovens californianos do bairro Dogtown passava seus dias surfando nas belas praias do local. Tony, Stacy, Jay e Sid formam um quarteto que se reuniu para andar de skate, imitando os movimentos dentro da água. Com vidas pessoais diferentes e às vezes conturbadas, os adolescentes se juntavam para aperfeiçoar estas manobras radicais em piscinas abandonadas.

Sempre acompanhando os rapazes, Skip, dono de uma loja de pranchas percebe que o talento deles pode se tornar um negócio rentável e monta uma equipe, a Zephyr skate team. Cada vez mais, os rapazes atraem amigos, pessoas interessadas até chegar numa pequena multidão que acompanhava as manobras. O sucesso faz com que Topper Burks (John Knoxville) tente tirá-los de Skip para assinar contratos muitos lucrativos e exclusivos. Com o sucesso maior a cada dia, os rapazes tem de aprender a lidar com a nova fase e decidir os passos de suas carreiras.

Antes de lançar Os Reis de Dogtown, o documentário Dogtown and Z-Boys – Onde Tudo Começou (2001) já revelava a trajetória dos primeiros skatistas. O filme é dirigido por Catherine Hardwicke, a mesma de Aos Treze, e teve o roteiro escrito por Stacy Peralta, um dos garotos daquela época e diretor do documentário. Os personagens do filme Tony Alva, Stacy Peralta, Jay Adams e Sid são pessoas que na vida real andaram de skate na época.
No início da década de 1960, os surfistas da Califórnia mais ou menos na cidade de Los Angeles queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, em uma época de marés baixas e seca na região. Inicialmente, a nova “maneira de surfar” foi chamada de sidewalk surf. Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só ficou mais reconhecido uma década depois.

Stacy Peralta.

Stacy-Peralta-3Stacy Peralta nasceu em Venice, na Califórnia, em 1957. Aos 15 anos começou a competir ao lado dos Z-boyz, um famoso grupo de skatistas, que revolucionou o esporte, formado por Jay Adams e Tony Alva.
O skate mudou completamente a vida de Stacy e aos 17 anos, após um rigoroso treino na modalidade free style, ele arrebatou o 3º lugar em um dos campeonatos mais importantes da época, o Del Mar.Stacy era tão vidrado no esporte que chegou a criar uma peça especial para o seu skate, chamada lapper – uma espécie de tampa de plástico, que fica presa na parte traseira do skate para proteger os pinos e impedir quedas – e aos 19 anos já tinha inventado diversas manobras. Além de ser considerado o melhor skatista da época, com seu estilo único, cabelos loiros e longos, Stacy Peralta criou o estereótipo de uma geração. No mesmo período, conheceu outro skatista, George Powell; juntos, eles fundaram a Powell Peralta, uma das marcas mais fortes do skate durante os anos 1990. Depois de um tempo, Stacy começou a se dedicar à equipe e à parte comercial da marca, dirigindo e produzindo vídeos para quem quisesse aprender o esporte. Em uma dessas “aulas”, o professor convidado é ninguém menos que Tony Hawk. Com o sucesso alcançado com seus vídeos, em 1992, Stacy revolveu se dedicar completamente à direção de programas de TV, comerciais e filmes. Um desses longas dirigido pelo então ex-skatista foi Os Reis de Dogtown (2005), que conta a história dos Z-boys. Agora, a marca Powell Peralta voltou com força total, com variedade de produtos e patrocínios a atletas, e no Brasil seus produtos podem ser encontrados em algumas lojas do ramo, como nas da Galeria do Rock, em São Paulo, por exemplo.

Jay Adams
jay-adams-4
Nascido na Califórnia, quando adolescente em meados da década de 1970, era membro da Zephyr Skateboading Team e Zephyr Surf Team junto com Tony Alva e Stacy Peralta, outros dois grandes nomes para o esporte. Considerado como a fagulha do skateinfluenciou muito na maneira de como o esporte é hoje. Adams, junto com seus amigos Tony Alva (que mais tarde viria criar a Alva Skates) e Stacy Peralta (que descobriu o talento de um garoto com doze anos de idade chamado Tony Hawk), descobriram o skate vertical durante uma seca que obrigou todos os moradores da Califórnia a secarem suas piscinas por causa do racionamento. Foi casado com Alisha Adams com quem teve uma filha, Venice.
Dois filmes que retratam a história dos Z-Boys foram The Lords of Dogtown e Dogtown and Z-Boys. Em 2012, Adams entrou para o Hall da Fama do Skate e foi homenageado pela IASC, a associação internacional das companhias de skate .
Faleceu em 14 de agosto de 2014, vítima de um ataque cardíaco enquanto viajava pelo México, na primeira vez em 20 anos que lhe foi permitido sair dos Estados Unidos.

Tony Alva
tony1Tony Alva (nascido em 1957 nos Estados Unidos) é um dos originais Z-Boys e considerado um dos mais influentes skatistas de todos os tempos. O nível de agressividade que ele andava de skate estava em contraste com o estilo das manobras dos mais tradicionais skatistas. Alva e os outros Z-Boys devem ter sido os primeiros a andarem em piscinas vazias. Mas, segundo Jay Adams, eles não são os primeiros. Jay diz que tal atitude já aconteceu nos anos 60, mas que eles são um dos primeiros, porque poucas pessoas fizeram isso nos anos 60. Alva é o responsável pela primeira manobra de aéreo gravada: frontside air. Esse foi o momento marcante em que o skate deixou de ser o surf nas ruas e virou um novo esporte. O Skate não teria sobrevivido sem essa invenção que o fez progredir. Alva é o protagonista do documentário gravado em Venice Beach sobre a cultura do skate: Dogtown and Z-Boys que foi transformado em ficção no filme Reis de Dogtown. Segundo Jay Adams, eles não foram os primeiros a invadir casas e usar piscinas como pista de skate. Jay afirma que essa atitude já aconteceu nos anos 60, mas acredita que eles são um dos primeiros também a praticarem este ato.

Com 19 anos, Alva criou sua própria companhia de skate, Alva Skates. Tony Alva recentemente assinou um contrato de 3 anos com os sapatos Vans e é patrocinado pela Independent Trucks. Ele inclusive tem um relógio com seu nome feito pela Vestal. Tony também tocou baixo na banda The Skoundrelz, que tinha os ex-Suicidal Tendencies Mike Dunnigan e Mike Ball como o ex-membro do Wasted Youth Dave Hurricane.
Historico de campetição
1° em 1975 Hang Ten World Contest (Los Angeles): corrida de obstáculos.
1° em 1976 California Free Former World Professional Skateboard Championships (California): pulo sobre barrils (17 barrils)

Erik Medalha

 

Sobre JR Mirabelli

Comments are closed.

Voltar ao Topo