Principal / LONGBOARD / Huanchaco Longboard Pro

Huanchaco Longboard Pro

Evento abre calendário 2014 da ASP South America no Peru

Categoria feminina estreia este ano no evento que vem decidindo o título sul-americano de Longboard Profissional e classificando atletas para o Mundial da ASP

O Huanchaco Longboard Pro vai abrir o calendário 2014 da ASP South America nos dias 12 a 14 de fevereiro na Playa El Elio de Huanchaco, em Trujillo, norte do Peru. A novidade da quinta edição do evento que vem decidindo o campeão sul-americano de Longboard Profissional nos últimos anos é a estreia da categoria feminina. Já a grande atração vai ser o surfista local da cidade, Piccolo Clemente, que conquistou o título mundial da ASP em 2013. Ele foi finalista nas três primeiras edições do Mundial de Longboard de Huanchaco, cresceu nesta competição principalmente enfrentando os brasileiros, como o adversário na decisão do Mundial da ASP na China, Rodrigo Sphaier, para quem perdeu a primeira final em casa em 2010.

O surfista de Saquarema (RJ) também venceu a etapa peruana em 2013 para se tornar o único bicampeão em Huanchaco na inédita final brasileira com o carioca Phil Rajzman, a primeira sem o huanchaquero Piccolo Clemente. Ele foi barrado ainda na fase classificatória para as quartas de final, pelos brasileiros Marcelo Freitas e Yan Guimarães. Mas, o peruano terminou muito bem o ano e a Playa El Elio certamente ficará lotada para torcer pelo ídolo local, que pela primeira vez vai competir como campeão mundial de Longboard.

Piccolo Clemente começou a se destacar nas competições graças ao Huanchaco Longboard Pro, que iniciou sua história com a mesma final do Mundial da ASP na China, só que com o brasileiro Rodrigo Sphaier vencendo a primeira edição em 2010. O troco em Huanchaco veio no ano seguinte, com o peruano vingando essa derrota nas quartas de final para depois faturar o título em casa na decisão contra o paulista Danilo Rodrigo. Em 2012, Piccolo Clemente chegou na final pela terceira vez consecutiva e perdeu de novo para um surfista de Saquarema, Jeferson da Silva, que passou por Rodrigo Sphaier nas semifinais.

Por pouco, a decisão de 2010 não se repetiu em 2012 em Huanchaco e o grande duelo sul-americano só voltou a acontecer mesmo na final do ASP World Longboard Championship 2013. Como o placar entre os dois ficou empatado no Peru em 2011, Piccolo Clemente passou à frente com a vitória na final do Mundial na China. Por serem os principais cabeças de chave do ranking da ASP, um novo confronto com Rodrigo Sphaier só se for na última bateria do Huanchaco Longboard Pro de novo, como tudo começou em Huanchaco.

O evento impulsionou a pratica da modalidade no Peru e o número de participantes do país andino vem aumentando a cada ano. Como Piccolo Clemente, também competirão nesta quinta edição os huanchaqueros Joel e Rommy Ucañan, Juan Carlos Huarote, José Ramos, além de outros peruanos, como Richard Navarrete, Juan José Corzo, Luccas Garrido Lecca, Franco Vidal. A maioria dos inscritos no Huanchaco Longboard Pro ainda é do Brasil, como em todos os anos superando os outros países da América do Sul. A novidade desta vez é Portugal, que estará representado por Luis Bento e Luis Esteves.

Para a estreia da categoria feminina no Huanchaco Longboard Pro, também vem uma competidora da Europa, a francesa Justine Mauvin, além das campeãs brasileiras Atalanta Batista, Mainá Thompson e Karina Abras, para enfrentar as peruanas e as surfistas dos outros países do continente na decisão do título sul-americano da ASP South America no Peru. O desafio dos melhores longboarders do mundo nas esquerdas geladas da Playa El Elio, está marcado para os dias 12 a 14 de fevereiro em Huanchaco, no litoral norte do país andino.

A transmissão ao vivo do evento poderá ser acessada pelo www.aspsouthamerica.com/ e acompanhe as notícias da participação dos surfistas da América do Sul nos circuitos mundiais da ASP também pelo www.facebook.com/aspsouthamerica e pelo www.twitter.com/aspsouthameric1

Sobre Paulo Renato

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo