Principal / Josil Mandacaru / Josil Mandacarú estréia com a sua Coluna Sala de Shape.
Josil Mandacarú estréia com a sua Coluna Sala de Shape.

Josil Mandacarú estréia com a sua Coluna Sala de Shape.

 

Hawaii é Hawaii!!! 

 

Não poderia ser melhor para o Reef Hawaiian Pro, 1 etapa da Tríplice Coroa Havaiana ser brindado com um potente swell desde o primeiro dia  !!

Há tempos não se via um campeonato com tantas ondas, em baterias de 4 surfistas, com muito dinamismo, rotatividade e alternância de posições,viradas incríveis, muitos high scores,outros nomes que não aqueles de sempre se destacando e aquela sensação de surf extremo, com muita adrenalina e pressão.

O surfista de Maui, Dusty Payne(19,64 pts de somatória) conquistou uma merecida vitória,disputando e levando a melhor numa acirrada disputa, sobre Julian Wilson(18,74 pts de somatória)em segundo lugar, Jeremy Flores em terceiro e Adam Melling na quarta posição.

O melhor brasileiro no evento foi Raoni Monteiro,que sempre se encaixa bem neste tipo de condição e voltou a surfar bem,só parando nas semi-finais,mas ainda depende de uma ótima colocação na próxima etapa em Sunset,onde inclusive venceu em 2010,para seguir vivo  na disputa por uma vaga em 2015.

A chance de se manter na elite do surf mundial ainda existe,mas é muito remota. Seu ciclo como surfista profissional do WCT parece ter chegado ao fim, mesmo com esta bela exibição em Haleiwa.

Mas vamos esperar os acontecimentos, pois em se tratando de Raoni, podemos esperar no mínimo, muita luta e garra!

Devem ocorrer várias mudanças nos nomes da elite mundial em 2015 e já temos garantidos Wigolly Dantas e Ítalo Ferreira e com grandes chances de adentrar ao seleto grupo está Tomas Hermes, que faltando apenas 1 etapa, encontra-se entre os 10 classificados via WQS.

Outro fato que me chamou a atenção, foi o surgimento de uma nova geração portuguesa, liderada por Frederico Morais, que também parou nas semi-finais e pelo atual Campeão Mundial Junior Vasco Ribeiro!

Nick Von Rupp e José Ferreira completaram o time lusitano que ascende no cenário da ASP.

Bom ver o surf europeu evoluindo e aparecendo mais forte na cena do surf mundial.

O francês Joan Duru também se destacou e está poucos pontos abaixo dos 10 surfistas que hj estariam classificados, e na mesma situação está o brasileiro Jessé Mendes.

Ambos precisam de um bom resultado em Sunset e torcer por algumas combinações de resultados.

Com suas atuações Brett Simpson, Adam Melling, Matt Wilkinson e Jeremy Flores pularam pra dentro do seleto grupo que se classifica à próxima temporada.

Quem mais avançou posições no ranking, foi justamente o Campeão desta etapa, Dusty Payne, que saiu de 97 para o 24 lugar  e no caso de um outro resultado semelhante na ultima etapa em Sunset, pode até surpreender.

Se fosse hoje, seriam estes os 10 surfistas na elite, já retirando desta corrida, os nomes de Filipe Toledo, Jadson Andre, Adriano de Souza e Julian Wilson, que se  classificam entre os 22 que se mantém no WCT:

Matt Banting      AUS

Wiggolly Dantas BRA

Adam Melling    AUS

Italo Ferreira     BRA

Jeremy Flores  FRA

Brett Simpson  EUA

Keanu Asing    HAW

Tomas Hermes BRA

Matt Wilkinson  AUS

Jack Freestone  AUS

 

Mas ainda falta a etapa de Sunset pra fechar o WQS e a esperada final do Circuito Mundial da ASP em Pipeline,o WCT!!

A briga está boa e aguardaremos com ansiedade o desfecho de 2014 para o surf saber quem fica e quem sai.

E como Hawaii é Hawaii, tudo pode acontecer!!!

Só pra complementar, noticias atualizadas confirmam a aposentadoria do sul-africano Travis Logie do surf profissional!!

Nos vemos em breve no VANS, em Sunset!!!!!!!!!

 

O Portal Surf Today apresenta o seu mais novo colaborador, direto de Ubatuba com a sua coluna sala de shape Josil Mandacarú, onde ele abordará assuntos diversos no mundo do Surf e de quem produz as pranchas para fazer deste esporte o mais alucinante de todos, seja bem vindo Josil Mandacarú.  

 

 

Josil Mandacaru/ Surf Today / Foto Capa Aleko Stergiou

 

Sobre JR Mirabelli

Comments are closed.

Voltar ao Topo