Principal / Fabio Maradei / Maju Freitas e Caio Costa são os destaques no primeiro dia do Circuito Medina/ASM de Surf, em Maresias.
Maju Freitas e Caio Costa são os destaques no primeiro dia do Circuito Medina/ASM de Surf, em Maresias.

Maju Freitas e Caio Costa são os destaques no primeiro dia do Circuito Medina/ASM de Surf, em Maresias.

Maju Freitas. Foto capa: Jorge Mesquita

image001

Filha de um dos maiores surfistas de longboard do Brasil, a carioca Maju Freitas foi o destaque deste sábado (25), no primeiro dia da abertura do Circuito Medina/ASM de Surf 2016, na praia de Maresias, em São Sebastião. A competidora de 14 anos garantiu uma nota 9,5, numa esquerda, com três manobras bem-feitas, dando batidas, invertendo a prancha. Na masculina, a melhor atuação ficou com o talento local Caio Costa, com a maior somatória do dia, com 15,17 pontos de 20 possíveis. Quem também chamou a atenção foi o pequeno Ryan Kainalo, chegando a duas finais, na sub10 e sub12.

A primeira das três etapas do campeonato patrocinado por Gabriel Medina começou neste sábado com 124 surfistas, divididos em seis categorias. O objetivo do evento é revelar novos valores e, ao mesmo tempo, iniciar a formação da equipe que participará da primeira turma do Instituto Gabriel Medina, na mesma Maresias. As disputas seguem neste domingo, a partir das 8 horas, com as finais das 13 às 14h40.

Neste sábado, duas categorias já definiram seus finalistas. Na sub12, Caio Costa confirmou o favoritismo e fará a decisão contra Yuri Beltrão, de Santos, Ryan Kainalo e Lucio Rosario, representando Ubatuba. “Estou feliz, é muito bom estar surfando bem”, disse Caio. Já na sub 10 Ryan Kainalo garantiu a segunda vaga numa final e enfrentará Ryan Coelho, do Paraná, Davi Vertulli, de São Sebastião, e Murilo Coura, que chama a atenção por ser do interior, de São José dos Campos.

A categoria feminina sub16 também definiria as finalistas, mas Maju Freitas, depois da grande apresentação, com o 9,5, passou mal e, inclusive, teve de passar por atendimento médico. As rivais de sua bateria, então, decidiram aguardar o retorno da atleta neste domingo para entrarem na água.

Mas antes de passar mal, Maju, filha do campeão mundial de pranchões, Marcelo Freitas, protagonizou o momento mais empolgante do dia com a onda 9,5. “Não esperava. Adorei. É muito irado estar num campeonato do Medina, porque você sente que ele já passou por coisas assim e estar sendo apoiada por um campeão mundial é muito maneiro”, vibrou a atleta treinada pelo pai e também pelo longboarder Jefferson Silva.

Na outra semifinal, Carol Bonelli, de Saquarema, foi a primeira colocada, seguida de Louisie Frumento, de Guarujá. Na mesma disputa estava Sophia Medina, que mais nova, conseguiu surfar em condição de igualdade. “Foi legal”, disse a irmã caçula de Gabriel Medina, que foi orientada pelo pai, Charles. “Ele manda fazer as coisas e tenho de obedecer”, contou a surfista de 11 anos. Para o pai e treinador, a atuação de Sophia valeu. “Ela aprendeu, evoluiu”, sintetizou.

Veja a galeria de fotos abaixo:

INSTITUTO MEDINA – Charles também destacou a importância da realização do campeonato, o primeiro passo para o Instituto Medina. “Nós aqui vamos tentar fazer o melhor campeonato possível. Estamos junto com a Associação de Surf de Maresias e estamos tentando incentivar a nova geração, ajudar. No ano que vem teremos o Instituto, oferecendo uma estrutura completa, para que os beneficiados tenham o mesmo treinamento do Gabriel”, explicou.

No total, o Circuito Medina/ASM de Surf terá três etapas, todas em Maresias. A segunda disputa está marcada para os dias 30 e 31 de julho e final nos dias 19 e 20 de novembro. Os quatro primeiros colocados de cada categoria, que sejam de Maresias, serão convidados a fazer parte da equipe do Instituto Medina, além de ganharem pranchas. O Circuito também terá como premiação passagens aéreas para a Califórnia aos campeões da sub16 (masculina e feminina), sub14 e sub12 (ambas na masculina). Nas etapas, serão distribuídos troféus e kits.

O Circuito Medina/ASM 2016 tem os patrocínios da Oi, Guaraná Antarctica, B.Blend, Vult Cosmética e Rip Curl, com apoios de Wizard Idiomas, Restaurante Terral, Pousada Tambayba, DB Cópias, Cabianca Surfboards, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf de São Sebastião e Somar. Realização da Associação de Surf de Maresias (ASM) e Prefeitura Municipal de São Sebastião, através do Departamento de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes.

Por: Surf Today / Fonte:

image002

 

Sobre JR Mirabelli

Comments are closed.

Voltar ao Topo