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Mat Pilates e Treinamento Funcional no Circuito Adrimar de Surf e Body Boarding; veja o que as modalidades tem em comum e saiba escolher a melhor para seus objetivos.

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Foto: Arquivo

Quem gosta de atividade física e está antenado com certeza já ouviu falar sobre duas modalidades que estão em alta no meio esportivo para prevenção em saúde e condicionamento físico; o Pilates e o Treinamento Funcional.

E já deve ter batido aquela dúvida sobre como escolher a melhor modalidade para seus objetivos ou o que elas tem em comum e se é possível praticar as duas com objetivos complementares.

Qual é a melhor para ganhar força muscular?

Tanto o Pilates como o Treinamento Funcional trabalham a força muscular por meio de peso corporal e acessórios. O resultado é muito significativo no aumento da força sim, porém sem hipertrofia.

Qual é melhor para o alongamento?

Pilates.

Apesar de ser uma habilidade trabalhada em ambos os treinos, o Pilates utiliza alongamentos mais intensos com grande amplitude de movimento. Necessidade fundamental para os atletas dos esporte com pranchas.

Qual deles trabalha mais o equilíbrio?

Ambos trabalham o equilíbrio e treinam as habilidades fundamentais como o tempo de reação muscular e ajustes em relação aos desequilíbrios antecipatório e compensatórios a um movimento, fatores que se não bem orientados podem levar as lesões.

E a respiração?

É um dos princípios mais importantes tanto no Pilates quanto no Treinamento Funcional. No Pilates ela é realizada de forma consciente, e é executada em todos os movimentos, trabalhando o máximo das capacidades inspiratória e expiatória, o que facilita a contração do abdômen.

Qual é a melhor para a postura?

Pilates;

Os exercícios devem ser feitos visando o alinhamento postural, os desalinhamento de segmento corporal devem ser corrigidos.

O Pilates trabalha muito a estabilidade por meio dos músculos profundos, posturais.

O Treinamento Funcional também trabalha músculos profundos, ajudando a postura, porém como os movimentos são mais rápidos, os gestos e correções posturais são menos precisos.

Qual o melhor para o CORE?

O CORE é um conjunto de músculos do tronco (abdominais, paravertebrais, diafragma e assoalho pélvico), no Pilates é chamado de Power House.

As duas modalidades tem em comum o trabalho integrado de CORE/ Power House; Respiração; Movimentos Globais que utilizam todos os segmentos corporais ao mesmo tempo, como no dia a dia.

São técnicas complementares sim, que realizadas em conjunto e sintonia garantem benefícios e resultados.

Bons treinos.

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Prof.a Esp. Roberta Carolina de Andrade; CREF 061595-g/sp;  Pilates Prol Surf,  Natação e Atividades Aquáticas. Free Surf Body Boarding.

 

Contato: pilatesprolsurf@hotmail.com

 

 

Sobre Rob's Carolina de Andrade

Prof.a Esp. Roberta Carolina de Andrade; Licenciatura Plena Educação Física UNIMONTE; Fotojornalismo UNIMONTE; Natação e Atividades Aquáticas FMU; Contrologia Método Pilates Sliding Pilates Andreia Monteiro. Body Boarding, idealizadora da marca PROL Board Performance.

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