Principal / NOTÍCIAS / MICK FANNING ANUNCIA QUE VAI FAZER UMA PAUSA TEMPORÁRIA NO WORLD TOUR EM 2016
MICK FANNING ANUNCIA QUE VAI FAZER UMA PAUSA TEMPORÁRIA NO WORLD TOUR EM 2016

MICK FANNING ANUNCIA QUE VAI FAZER UMA PAUSA TEMPORÁRIA NO WORLD TOUR EM 2016

 

Fanning prepara-se para enfrentar um período de reflexão. Foto: WSL

O mundo do surf ficou em choque com o anúncio surpresa da pausa temporária que Mick Fanning vai fazer em 2016. O tricampeão mundial australiano revelou ontem que este vai ser um “ano particular”, onde irá tentar “reencontrar a chama competitiva” dentro de si. Depois de uma temporada muito intensa e marcante em 2015, Fanning prepara-se agora para um período sabático.

Contudo, isto pode não significar um adeus definitivo ao World Tour. O próprio surfista garante que se trata apenas de uma pausa e não de uma retirada e que iremos vê-lo em alguns eventos, mas só naqueles em que escolher participar. As etapas australianas de Snapper Rocks e Bells Beach irão contar com a presença de Eugene e depois disso só irá aos que entender.

“O ano passado foi sem dúvida muito intenso, primeiro com o que aconteceu em J-Bay, a luta pelo título e depois o falecimento do meu irmão”, descreve Mick, num comunicado divulgado pela WSL. “No final do ano cheguei a um ponto em que me senti vazio. Sentia que não tinha nada para dar”, revela.

“Este ano, vou tirar algum tempo para ter um ano particular. Apenas para organizar as idéias e reencontrar a chama. Vou competir em Snappers e Bells e depois disso vou parar algum tempo. Estas são duas etapas que adoro e ficaria maluco se estivesse em casa sentado a ver, sem ter a oportunidade de surfar. Depois disso, sinto que tenho de ter algum tempo para me afastar do Tour e perceber onde está a minha cabeça”, reflete Fanning.

O vice-campeão mundial de 2015 tem estado em grande forma no free surf e nada fazia prever esta decisão, o próprio garante ter sido bem ponderada junto de todos, inclusive da WSL. “Quando pensei na decisão, liguei para o Kieren Perrow e para o Paul Speaker para dizer-lhes sobre a minha decisão, e, se para eles, estava tudo bem. Os dois e toda a WSL foram solidários com a decisão, els têm sido incríveis. No ano passado, depois de tudo o que aconteceu, foram sempre os primeiros a dar-me apoio, e a garantirem que estava tudo bem. Fico agradecido por me darem esta oportunidade de ser seletivo nos eventos em que vou participar e  perceberem como eu estou”, fala Mick.

Curiosamente, J-Bay é um dos campeonatos que Fanning está disposto a fazer, naquele que será uma volta bem emotiva, a um lugar onde escapou ileso de um encontro com um tubarão. “Quero voltar a J-Bay, sinto que há algo lá que tenho de enfrentar, penso que, a maior dificuldade vai ser surfar a primeira vez. Depois de surfar duas ou três vezes tudo ficará bem, se eu competir naquele evento, sei que existirão muitos olhos colocados em mim. Muitas pessoas querem ver qual vai ser a minha reação. Penso que depois de surfar algumas vezes, irei estar preparado”, confessa.

Após 15 anos consecutivos entre a elite mundial, onde Mick somou 21 vitórias e 3 títulos mundiais, Mick prepara-se agora para um hiato, que ainda assim vai nos permitir vê-lo em ação em algumas ocasiões. No entanto, Fanning não tira da cabeça a hipótese de se requalificar para 2017, sendo esse mesmo, um dos seus objetivos

“Isto não é o anúncio de uma retirada, eu não quero criar confusão para a WSL sobre essa questão dos wildcards no final do ano. Se conseguir requalificar-me apenas com alguns eventos em que eu participar, então irei tirar uma grande carga de cima da WSL”, afirmou, garantindo que não quer prejudicar as vagas de eventuais surfistas que se possam vir a lesionar durante o ano.

Agora, resta desfrutar do momento desta verdadeira lenda durante os próximos eventos e esperar que ele reencontre a chama rapidamente. Fanning irá assim fazer a sua pausa, mas sem antes deixar uma garantia: “Não quero virar as costas ao Tour, uma vez que me deu muito ao longo destes anos, me deu tudo o que tenho hoje em dia”, disse Fanning.

Por: Surf Today / Fonte: Surf Portugal

Sobre JR Mirabelli

Comments are closed.

Voltar ao Topo