Principal / NOTÍCIAS / O Geógrafo Rodrigo Ferraz fala sobre as duas faces de um campeão!!!
O Geógrafo Rodrigo Ferraz fala sobre as duas faces de um campeão!!!

O Geógrafo Rodrigo Ferraz fala sobre as duas faces de um campeão!!!

As duas faces de um campeão.

A última semana foi de estase para o surf nacional. Gabriel Medina tornou-se o primeiro campeão mundial de surf nascido em terras tupiniquins. Seu feito inédito atraiu a atenção de toda a mídia nacional, com direito a chamada ao vivo da Rede Globo no Jornal Nacional, publicações diversas em sites não especializados e a cobertura dos principais veículos de nosso segmento.

Celebrado por onde passou, o jovem talento esperava finalizar a comemoração de sua conquista em sua amada terra natal, a praia de Maresias no litoral norte paulista, junto aos amigos e a população local.

Não contava com intervenção da mãe natureza que mandou um verdadeiro dilúvio para o litoral norte paulista, forçando o cancelamento da festa no “quintal” de casa.

Muitos atribuem à fúria da natureza, episódios como o ocorrido na ultima terça feira que resultaram em inúmeros prejuízos a população local e aos comerciantes do município de São Sebastião.

Não é bem assim, um estudo um pouco mais aprofundado das condições climáticas da costa sul e sudeste do país indica que eventos como este são comuns na época do ano que vai de novembro a março. Nos últimos anos, ocorreram tragédias similares em Santa Catarina, São Paulo e principalmente no Rio de Janeiro onde ocorreu a maior catástrofe natural já registrada no país com aproximadamente mil vítimas fatais na região serrana do estado.

As chuvas não são as culpadas pelas catástrofes. Os homens e principalmente os governos ao longo das ultimas décadas são os verdadeiros vilões desta triste história que se repete a cada ano no litoral brasileiro. A especulação imobiliária, falta de fiscalização dos órgãos públicos, a ocupação de áreas de risco, o desrespeito ao código florestal brasileiro entre outros continuarão a produzir danos a população e ao meio ambiente.

Vender terrenos para a construção de condomínios e pousadas em áreas de várzea dos rios sempre acarretará problemas pois qualquer rio possui uma área natural de extravasamento de suas águas. O elevado preço dos terrenos empurra os mais pobres para a encosta da serra do mar, área de risco eminente para os deslizamentos de terra devido a suas características geológicas singulares. As prefeituras em sua “fúria” arrecadatória “lança” os carnês de IPTU e pronto, o cenário da tragédia esta formado.

Nosso campeão mundial entrou em cena: Cancelou sua legítima comemoração, postou mensagens em sua conta do Twitter com mais de 1 milhão de seguidores e comprometeu-se a doar três pranchas autografadas aos maiores doadores individuais para ajudar a associação local, além de certamente estar ajudando com recursos próprios os mais necessitados.

Um verdadeiro e legítimo campeão. A pergunta que fica é: Será que um dia seremos produziremos campeões como Gabriel Media na política brasileira?

 

Por: Rodrigo Ferraz surfista, geógrafo e Coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente da ETEC de Itanhaém / Surf Today.

Sobre JR Mirabelli

Comments are closed.

Voltar ao Topo