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O surf e o empreendedorismo, a Ponchos nasceu da paixão pelas ondas e hoje cuida da proteção solar dos amantes do esporte outdoor.

O surf e o empreendedorismo, a Ponchos nasceu da paixão pelas ondas e hoje cuida da proteção solar dos amantes do esporte outdoor.

Da esquerda para a direita, os sócios Gustavo Alonso, Henrique Vieira e Rodrigo Lucena

Henrique Vieira, 34 anos, é um administrador de empresas apaixonado pelo surfe desde a infância. Esse amor pelas ondas levou o paulistano a visitar diversos países e destinos pelo mundo em busca de belas praias como: Panamá, El Salvador, Porto Rico, Hawaii, Portugal, Costa Rica, Califórnia, Peru, entre outros que coleciona em seu passaporte. Na sua vida, as ondas eram diversão e espécie de mantra em que ele tirava sempre o estresse da rotina da cidade grande.

“Surfar é uma forma de praticar atenção plena, um assunto muito explorado hoje em dia, principalmente, para executivos. Isso acontece, pois o para surfar é necessário ter o foco totalmente voltado para aquele momento, não importa o stress de horas antes, nem os compromissos que terá depois. Além de proporcionar total conexão com a natureza por meio das ondas. Por isso, acredito que todo executivo deva tentar e perceber os inúmeros benefícios deste lindo esporte e estilo de vida”, afirma Henrique Vieira, sócio fundador da Ponchos.

Entre um balanço do mar e outro, em 2014, nas belas e extensas praias portuguesas de Peniche, o executivo percebeu a carência que existia no ramo de proteção solar para esportistas no Brasil.  A partir disso, ele compreendeu que ao mesmo tempo em que diversas companhias da indústria química trabalhavam no setor, desenvolvendo novas fórmulas de protetores químicos, nenhuma entregava o que realmente os esportistas precisavam.

“Pela constante prática e paixão, sempre tive consciência da importância da proteção solar adequada para se ter uma vida saudável. Por isso, fui consumidor de protetores solares específicos para esportistas e não os encontrava no Brasil”, esclarece o executivo.

No continente norte americano, até mesmo em países minúsculos da América Central, é comum encontrarmos em surf shops e em farmácias, diversos protetores solares específicos para esportistas. No Brasil, apesar da abundante oferta de protetores solares, principalmente no verão, as grandes indústrias produzem em larga escala, protetores solares totalmente químicos, líquidos e que são pouco efetivos para esportistas e com o preço exorbitante.

“É muito comum para os esportistas brasileiros, trazer na mala quando regressam de uma viagem, protetores solares importados. A gama de opções, principalmente oriunda dos Estados Unidos, é gigantesca. O formato em bastão facilita o transporte, a aplicação e o atleta que se preza, dificilmente utiliza protetores solares químicos e líquidos, que são os mais corriqueiros nesses estabelecimentos”, aponta.

Com o objetivo de solucionar o anseio destes esportistas, o empresário trouxe ao mercado nacional, no mesmo ano (2014), a Ponchos, empresa brasileira de artigos esportivos com foco em desenvolvimento de produtos voltados a proteção contra câncer de pele para atletas e esportistas outdoor. O projeto e o desenvolvimento da formula, atualmente exclusiva, foram testados ao longo dos anos e aprovado por atletas de alta performance, amantes do sol e especialistas da área médica.

O principal produto desenvolvido pela empresa é o Ponchos Premium Face Stick Sunscreen FPS 45, um protetor solar em formato de bastão (15g), com coloração bege ou branca natural, PPD 20,6, muito resistente a água e suor. Ele é projetado com os mais altos padrões da indústria de cosméticos, é um produto testado por dermatologistas e segue os padrões de exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), onde em 2017, foi liberado para sua comercialização no mercado brasileiro. O Ponchos Sunscreen bloqueia 98% da ação da radiação solar, além de ser de amplo espectro de proteção (UVA/UVB).

“O protetor solar foi pensado e desenvolvido para que fosse muito resistente a água e ao suor, para que fosse utilizado no rosto, orelhas e lábios. Também para  ter um tamanho que facilitasse o transporte e locomoção. Tudo que cobria a necessidade dos atletas e esportistas outdoor”, comenta o executivo da Ponchos.

Em sua composição, a Ponchos utiliza zinco e dióxido de titânio, dois filtros físicos que tem o objetivo de impedir que o sol penetre na pele. Na contramão da indústria química, voltada para produção em grande escala de protetores solares com compostos químicos, processo de envase industrial, e sem a conexão com que realmente os esportistas precisam em questão de proteção solar.

“Nós últimos dez anos o câncer de pele cresceu 55%, isso nos preocupa muito e essa minucia foi justamente o que trouxe um diferencial ao nosso protetor solar, o tornando muito resistente a água e ao suor, o que vai de encontro com surfistas e esportistas outdoor, que ficam expostos por longas horas em contato com água e suor constantemente”, explica.

Em seis meses de vendas e um verão atípico de pouco sol na alta estação, a empresa triplicou de tamanho e hoje também conta com dois outros sócios, Gustavo Alonso e Rodrigo Lucena.

“Eu não atuava somente com a Ponchos e sempre dividia minha atenção com a empresa, um ideal de vida, mas com esse crescimento eu precisei da ajuda de outros dois sócios que vem desenvolvendo ao meu lado um excelente trabalho e me ajudando cada vez mais a perpetuar nesse cenário de esporte ao ar livre”, complementa.

Para os próximos anos a empresa tem o objetivo de cada vez mais ajudar na prevenção contra o câncer de pele e se consolidar no mercado de esportes outdoor. Nos próximos três anos a missão é ampliar o leque de produtos e ser o principal player de proteção solar para surfistas e esportistas outdoor.

“A Ponchos não é uma grande empresa desconecta de tudo e todos, é uma pequena empresa que faz um sério protetor solar para nosso filhos, cônjuges e amigos. Somos iguais vocês, amamos o sol”, conclui Henrique Vieira.

Sobre a Ponchos

Para qualquer ocasião, esportes outdoor, escaladas, crossfit, surfe ou qualquer modalidade em que você precise contar com a proteção solar, utilize o Ponchos Premium Face Stick Sunscreen FPS 45. Criado em 2016, a nova marca premium é especialmente formulada para pessoas que vivem e amam curtir o sol. Em nossa fórmula há Óxido de Zinco e Dióxido de Titânio.

A Ponchos® não é uma enorme empresa, desconectada de tudo e de todos. Somos uma pequena empresa brasileira que faz um sério protetor solar para proteger nossos filhos, cônjuges e amigos.

Por: Surf Today / fonte: Edu Montone – (11) 98586-6236

 

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