Principal / GERAL / Pilates na Água, benefícios para o Surf e Skate por Marcelo Roque.
Pilates na Água, benefícios para o Surf e Skate por Marcelo Roque.

Pilates na Água, benefícios para o Surf e Skate por Marcelo Roque.

 

Fotos: Arquivo pessoal Dr. Marcelo Roque

O fisioterapeuta e percursor do método Pilates na Água, Dr. Marcelo Roque, relata para o portal surftoday, os benefícios da prática em PROL de atletas e praticantes de esportes que exijam o treinamento das capacidades físicas de Equilíbrio, Controle Corporal, Força e Propriocepção.

O trabalho de força realizado na prática, através de movimento isocinetico (melhora a força sem aumentar a massa, tamanho do músculo), beneficia atletas que necessitam manter um padrão da composição corporal.

” Controlar os movimentos corporais na água pode ser mais difícil do que fora dela, o meio fluído propõe desafios e estratégias de nível avançado para atletas de esportes com pranchas”, ROQUE Marcelo.

Para os atletas de Surf e Skate a proposta é treinar a capacidade de Equilíbrio durante as sessões em ambiente aquático, tendo em vista que é fundamental para o público alvo a melhora da propriocepção (capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, a posição  e orientação sobre  a força exercida pelos músculos em relação a posição de cada parte do corpo), visando a manutenção do equilíbrio postural e  prevenção de lesões.

Marcelo Roque é fisioterapeuta, atua na área técnica de criação dos movimentos do Pilates na Água é Congressista Internacional e viaja por diversos países para  ensinar os métodos Walter Pilates e Acquadinamic (Watsu).

Fonte: Prof.a Esp. Roberta Andrade pesquisadora, colaboradora e escritora PROL Board Performance; Surftoday.

Sobre Rob's Carolina de Andrade

Prof.a Esp. Roberta Carolina de Andrade; Licenciatura Plena Educação Física UNIMONTE; Fotojornalismo UNIMONTE; Natação e Atividades Aquáticas FMU; Contrologia Método Pilates Sliding Pilates Andreia Monteiro. Body Boarding, idealizadora da marca PROL Board Performance.

Comments are closed.

Voltar ao Topo