Principal / Cristiane França / Prof˚Cristiane França e a Vovó Radical de Ubatuba!
Prof˚Cristiane França e a Vovó Radical de Ubatuba!

Prof˚Cristiane França e a Vovó Radical de Ubatuba!

Vovó Radical

Maria das Dores a “Vovó Radical” como é conhecida onde mora, tem 57 anos e muitos sonhos radicais, hoje em dia ela pratica surf, capoeira, natação, hidroginástica e musculação, mas nos conta que nem sempre foi assim, após perder o marido entrou numa grande depressão, fez uma cirurgia de ponte de safena e ainda foi vítima de um derrame que por sua vez a deixou com todo o lado esquerdo do corpo comprometido, foi quando ouviu do médico que só andaria de cadeiras de roda. Então ela disse: cadeira de rodas? Eu? Eu, não! E assim se recusou a sentar numa cadeira e decidiu mudar de vida e realizar seu maior sonho, que era surfar. Mas tinha uns problemas, além de não coseguir mais andar ela não sabia nadar e para completar morria de medo do mar.

O trabalho não foi fácil, mas ela sempre foi muito persistente, então começou a fazer fisioterapias para recuperar seus movimentos e coordenação, se matriculou em aulas de alongamento e tai-chi-chuan, onde consegui ganhar maior controle dos seus movimentos, concentração e reestabelecer a força muscular, iniciou na natação e só depois de aprender a nadar decidiu enfrentar seu maior medo, o mar! Procurou uma escola de surf e se entregou ao seu maior sonho, surfar. Após algumas tentativas consegui ficar em pé pela primeira vez, daí não pensou mais em parar, hoje ela pratica de duas a três vezes na semana, e quanto nós perguntamos a ela sobre os caldos ela responde, “eu adoro, se não tem caldo não é tão divertido rsrsrs”. Essas atitudes devolveram a ela a capacidade de andar novamente, a qualidade de vida, a vontade de viver, aprendeu a segurar suas ansiedades superar seus medos e ainda lhe ensinaram a nuca desistir de seus sonhos. Uma vez questionada se ela não seria muito velha para aprender a surfar ela deu risada e respondeu: “Imagina eu ainda sou muito jovem, quero fazer muitas coisas, isso é só o começo”. A vovó radical está sempre bem animada, conta a suas estórias sempre com um lindo sorriso no rosto e fala sempre com muito orgulho que se não fosse os esportes que pratica, em especial o surf, sua força de vontade e determinação provavelmente  já não estariam mais entre nós.

Veja as fotos da Vovó Radical de Ubatuba:

E a estória não para por aí, após ficar conhecida como vovó radical ela ficou famosa e participou de vários programas de TV, Dona Maria foi procura pela TV Globo e participou do globo esporte, TV vanguarda e o programa da Fátima Bernardes onde fez duas participações, uma falando sobre surf e outra sobre asa-delta , pois é como eu disse a vovó radical tem muitos sonhos e correu atrás de mais um, saltar de asa-delta, E quando perguntei a ela como é saltar de asa-delta ela me responde: “É melhor do que eu imaginava, se eu soubesse que era tão bom assim teria feito antes”… e garante que não para por aí seu próximo desafio é no fundo do mar, diz que quer mergulhar.

 

IMG_0796

http://www.zecao.com.br/escoladesurf.html

 

 

IMG-20140912-WA0000

www.facebook.com/xciadapraiabycristianefranca?ref=hl

Por: Prof˚ Cristiane França Cref. 084197-G/SP / Surf Today

Sobre JR Mirabelli

Comments are closed.

Voltar ao Topo