Principal / GERAL / Projeto Salva Surf em parceira com o Grupamento de Bombeiros Marítimos agita a galera do Surf nas praias do litoral sul São Paulo!
Projeto Salva Surf em parceira com o Grupamento de Bombeiros Marítimos agita a galera do Surf nas praias do litoral sul São Paulo!

Projeto Salva Surf em parceira com o Grupamento de Bombeiros Marítimos agita a galera do Surf nas praias do litoral sul São Paulo!

Brasão GBMar

Qual surfista que no aguardo de uma série de ondas não teve que intervir para salvar a vida de uma pessoa prestes a se afogar ?

Quantas histórias são contadas por surfistas conhecidos ou anônimos que, geralmente em uma praia afastada, sem recursos ou técnicas adequadas, graças ao preparo proporcionado pelo esporte, salvaram vidas em seus últimos momentos.

Constantemente esse casos são narrados e nem sempre tem um final feliz. Ou por um socorro e transporte inadequados da vítima, ou por ignorância das técnicas de reanimação cardiopulmonar.

Pensando nestas situações e conscientes de que o surfista tem uma importância muito grande para o Salvamento de Afogados, não só no litoral paulista como em todo o litoral brasileiro, foi que profissionais do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMAR) e os integrantes das associações de surf resolveram desenvolver uma parceria: O Projeto Salva-Surf. Hoje em dia, temos a participação direta do Grupamento dos Bombeiros Marítimos na administração, nas ações e instruções do projeto Salva Surf, as aulas são ministradas nos postos definidos pelos comandos locais, assim como as datas e toda a infra estrutura para as aulas, recebem apoio ou patrocínio de empresas idôneas para as confecções de lycras e brindes que serão distribuídos para os participantes do curso, cujo quais, a única exigência é serem surfistas, as Associações são bem vindas, mas qualquer surfista poderá fazer a sua inscrição diretamente nos postos de comando das cidades que contam com o projeto.

Posto de Comando Praia do Itaóca em Mongaguá. Foto: CB PM Denis.

Posto de Comando Praia do Itaóca em Mongaguá. Foto: CB PM Denis.

Com vagas limitadas, dias 09/02 haverá o curso em Mongaguá e dia 16/02 na Praia Grande, não perca tempo, faça agora mesmo a sua inscrição entrando em contato diretamente com o posto autorizado do Grupamento de Bombeiros Marítimos, pessoalmente ou por telefone em Mongaguá e na Praia Grande.

 

O Projeto Salva-Surf nasceu da necessidade de se aumentar o nível de proteção aos banhistas frequentadores das praias.

A idéia básica do projeto é difundir técnicas de Resgate e Salvamento Aquático bem como de Primeiros Socorros dados à vítima de afogamento, para toda a comunidade praticante do surf.

Surfistas Guarda-Vidas:

  • O surfista sempre está presente na praia, principalmente aquele chamado de “local”, morador daquele bairro, podendo ser um apoio em potencial para o Guarda-Vidas do setor. O surfista experiente sabe nadar e tem preparação física e conhecimentos práticos sobre o mar, que são primordiais para se realizar um resgate e um salvamento, sem que o Corpo de Bombeiros precise se preocupar em ensiná-los isso, faltando, apenas, a adição de técnicas profissionais de salvamento e reanimação.A área de prática esportiva é a chamada Zona de Arrebentação, que é onde normalmente se formam as correntes de retorno, que são o maior risco para o banhista no mar.O crescimento do número de praticantes do Surf também está atrelado ao crescimento da importância de suas Associações no esporte, que cada vez mais, se aliam às Prefeituras dos municípios através de trabalhos sociais sérios e dinâmicos. A difusão de técnicas de salvamento aquático também é meta dessas Associações, assim como, dos surfistas que não fazem parte de associações mas, sabem da importância do projeto no seu dia a dia.

LogoCB

Resumidamente, o Projeto Salva-Surf é uma campanha educativa de caráter direcionado, porém com benefícios gerais para a população, para os banhistas e para os Guarda-Vidas, seja você também um Salva-Surf.

16467304_956146904522166_1586565303_n

1545573_694157144009332_1149040834821203248_n logo

A CONSTRUMOURA, DRA. MAURA GALASSI ADVOCACIA, ARENA PROJETOS e TENAN SURFBOARDS

Apoiaram este projeto em Mongaguá.

prefeitura-de-mongagua-logo

Por: Surf Today / Fonte: Grupamento de Bombeiros Marítimos / Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Sobre JR Mirabelli

Comments are closed.

Voltar ao Topo