Principal / GALERIAS / FOTOS / PROL Board Performance e SUP Clube Guarujá apresentam o SUPPILATES; A modalidade que integra corpo e mente em prol do treinamento físico esportivo para surfistas.
PROL Board Performance e SUP Clube Guarujá apresentam o SUPPILATES; A modalidade que integra corpo e mente em prol do treinamento físico esportivo para surfistas.

PROL Board Performance e SUP Clube Guarujá apresentam o SUPPILATES; A modalidade que integra corpo e mente em prol do treinamento físico esportivo para surfistas.

Foto 24-12-16 00 08 52

PROL Board Performance e SUP Clube Guarujá apresentam o SUPPILATES; A modalidade que  integra corpo e mente em prol do treinamento físico esportivo para surfistas.

Por Roberta Carolina de Andrade

 

   O método Pilates vem sendo praticado como complemento no treinamento físico esportivo há algumas décadas no mundo do Surf e são muitos os atletas profissionais e amadores que adotaram o método como prática regular para a  manutenção da boa performance e prevenção de lesões.

 Atualmenteno no litoral paulista, Praia da  Enseada (canto do Tortuga) Guarujá, acontece o projeto SUPPILATES, idealizado pela profissional de Educação Física Márcia Regina de Oliveira e o empreendedor Cláudio Monteiro, através das aulas de Mat Pilates e SUP – Stand Up Paddle o projeto visa promover a qualidade de vida, treinamento físico, acessibilidade e divulgação da modalidade para a população turística e local.

A prática do método Pilates relacionado á aptidão física apontam em pesquisa o ganho de flexibilidade, sobretudo do quadril, em adultos, (alvo das pesquisas), aumento da força e resistência dos músculos envolvidos na manutenção da postura da coluna vertebral.

A maneira mais indicada de se prevenir desvios na coluna é a prática de atividade física diária , com orientação de especialista na área, através de exercícios que fortalecem os músculos do centro do corpo (core e ou power house), fundamentos do método Pilates. Esses músculos são por exemplo, os abdominais, paravertebrais, glúteos e pélvicos, e os resultados servem para diminuir os possíveis encurtamentos e lesões através da prevenção e melhorando o rendimento esportivo.

O Surf é um esporte que requer dos praticantes aspectos como aptidão física, controle motor e conhecimento adequado do gesto esportivo. Como esporte de alto rendimento ou como a nível recreacional, o Surf requer excelentes níveis de preparação física dos praticantes o que inclui o conhecimento da consciência corporal.

A grande novidade e diferencial é a integração do Mat Pilates com o Stand Up Paddle.

A modalidade que integra mente e corpo possue benefícios como redução do estresse, melhora da respiração, postura e consciência corporal. Pilates e SUP unem princípios para criar uma forma segura, eficaz e agradável de exercícios na água e junto a natureza.

O Stand Up Paddle Boarding ou SUP  é um desporto aquático, uma variante do Surf no qual o praticante em pé numa prancha usa um remo para se mover na água, e o treinamento específico para a boa performance visa desenvolver o equilíbrio, força de abdômen, costas, braços, ombros, mobilidade e amplitude de movimento, postura e por aí vai atrelado aos fundamentos do método Pilates compõem as necessárias habilidades para essa prática.

A professora Márcia Regina explica as etapas dessa super aula;

“- O início é uma aula de Pilates na areia, fundamentos, correções do básico, intermediário ao avançado. Logo, a aula vai para dentro d’água onde acontece as instruções com o monitor Cláudio Monteiro, ele oferece todo o suporte com os equipamentos de SUP, para o praticante já sair remando. Enfim, durante a remada, ocorre a reprodução dos exercícios de Mat Pilates que sobre a prancha e dentro d’água é muito intenso e prazeroso”.

Quem monitora e administra o SUP Clube Guarujá é o surfista e empreendedor Cláudio Monteiro também presidente da Associação de SUP do Guarujá.

Galeria de fotos por Lenilson de Oliveira.

PROL Surf Roberta Andrade; Treinamento físico específico para esportes com pranchas. Envie msg para pilatesprolsurf@gmail.com

SUPPILATES Marcia Regina de Oliveira. Ligue para (13) 996575027

SUP Clube Guarujá Cláudio Monteiro. Ligue para (13) 981411688

Agradecimentos: Alex Celades, Márcia Regina de Oliveira, Cláudio Monteiro e Lenilson de Oliveira.

Referências bibliográficas:

Método Pilates aplicado á aptidão física: uma revisão sistemática; Aíagoda Morais dos Santos at all. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte.

A influência do método Pilates nas alterações posturais dos praticantes de Surf da Associação do Extremo Sul Catarinense de Surf. Mirella Abatti Martins.

Integration Pilates & Yoga int Aquatic classes. Carl Argo, IDEA Health & Fitness Source article.

Pilates para surfistas; Revista pilates, 2011

Stand Up Paddle Boarding; www.absup.com.br

Sobre Rob's Carolina de Andrade

Prof.a Esp. Roberta Carolina de Andrade; Licenciatura Plena Educação Física UNIMONTE; Fotojornalismo UNIMONTE; Natação e Atividades Aquáticas FMU; Contrologia Método Pilates Sliding Pilates Andreia Monteiro. Body Boarding, idealizadora da marca PROL Board Performance.

Comments are closed.

Voltar ao Topo