Principal / Fabio Maradei / Restaurante Okumura investe na sustentabilidade e conta com delivery de bicicleta.
Restaurante Okumura investe na sustentabilidade e conta com delivery de bicicleta.

Restaurante Okumura investe na sustentabilidade e conta com delivery de bicicleta.

AÇÃO FOI IDEALIZADA PELOS PROPRIETÁRIOS E SURFISTAS MARCOS ANDRADE E MÁRCIO OKUMURA

 

Antenado com ações em defesa do meio-ambiente e sempre marcado pelo pioneirismo, o Restaurante Okumura, em Santos, inova mais uma vez e lança um serviço diferenciado, que alia praticidade à sustentabilidade. Parte dos pedidos de delivery já é feita por entregador de bicicleta. Inicialmente, o atendimento abrange a região próxima à unidade da Ponta da Praia, mas a ideia é estender também para a Temakeria, no bairro do Boqueirão, ampliando a ação para boa parte da Cidade.

“Sempre gostamos de pedalar, Santos é uma cidade plana, que tem boas ciclovias e facilita o uso de bicicleta. E diante da demanda de pedidos próximos, decidimos unir a redução de custos com a sustentabilidade, colaborando com a redução de emissão de gás carbônico. Já vínhamos pensando nisso e até fizemos algumas entregas com os próprios funcionários. E conseguimos essa empresa especializada, a EcoBike, com uma proposta nova e resolvemos apostar nessa nova modalidade de entrega”, explica Marcos Andrade, um dos proprietários.

A sustentabilidade e a inovação sempre foram marcas registradas do Okumura, que tem gestão feita por dois surfistas, o ex-profissional Marcio Okumura, destaque paulista nas décadas de 80 e 90, e o advogado Marcos Andrade, o Cabeça, hoje presidente da Associação Santos de Surf. Justamente pela vivência nesse esporte, vem o alinhamento com a defesa da natureza.

O estabelecimento da Rua da Paz, próximo ao Canal 3, foi a primeira temakeria na Cidade, inaugurada há nove anos, e também trouxe para a Baixada Santista várias fusões culinárias, sem perder a tradição oriental, como o Poke, de origem havaiana, e os Ceviches, vindo do Peru, conhecidos destinos do surf. Já o restaurante, próximo ao Canal 7 (atrás do Clube Saldanha), é mais recente e foi inaugurado há três anos.

“Buscamos sempre uma vida mais saudável, afinal trabalhamos com comida saudável. E todo esse processo de sustentabilidade já começa na produção, na cozinha. Nós consumimos tudo o que compramos. Tudo é transformado. As carcaças de peixes viram molhos, a pele do salmão é um dos pratos procurados”, destaca.

Marcio também dá outros exemplos práticos, como a produção própria de temperos e brotos e a utilização, na quase totalidade, de peixes criados em cativeiro (com exceção do atum, que ainda não tem cadeia produtiva nesse formato). “Procuramos usar cada vez mais peixes sustentáveis, de criadouros. Trabalhamos com o Bijupirá, Tilápia e Salmão. Faz uma diferença, para nós. O peixe no mar está cada vez mais escasso”, ressalta.

Sushiman há mais de 20 anos, ele é otimista quanto à aceitação popular da culinária japonesa, lembrando que tanto no restaurante, na Ponta da Praia, quanto na Temakeria, no Boqueirão, a ordem é manter a tradição. “Não queremos descaracterizar a origem. O que fazemos é trazer as fusões para ampliar nossa ação, como o Poke e Ceviche. Quando comecei a parar de competir e entrei para a culinária, aproveitei as minhas viagens para essas experiências”, lembra Marcio. “No nosso primeiro cardápio na Temakeria, há nove anos, já tínhamos o Poke e o Ceviche. Não é coisa nova. Já é tradicional”, complementa Cabeça.

·         Okumura Temakeria – Rua da Paz, 17, bairro do Boqueirão, em Santos.

·         Restaurante Okumura – Avenida Rei Alberto, 167, bairro Ponta da Praia, em Santos.

·         Delivery (13) 3877.9194

·         Conheça mais no site www.okumuratemakeria.com.br.

 

Acompanhe as novidades nas redes sociais – facebook.com/restauranteokumura e instagram.com/restauranteokumura

 

 Por: Surf Today / Fonte: 

image001

Sobre JR Mirabelli

Comments are closed.

Voltar ao Topo