Principal / NOTÍCIAS / REVELADA FOTO DE SURF NO HAVAI COM CERCA DE 120 ANOS.
REVELADA FOTO DE SURF NO HAVAI COM CERCA DE 120 ANOS.

REVELADA FOTO DE SURF NO HAVAI COM CERCA DE 120 ANOS.

 

Nativos carregam as pranchas no spot havaiano de Hilo Bay, na Big Island. Foto: Bonhams/BNPS

 

É uma verdadeira relíquia e pode muito bem ser a fotografia de surf mais antiga do Mundo. A imagem tem 120 anos e pertence a um fotógrafo inglês que esteve no Hawai no final do século XIX. Segundo noticiou esta segunda-feira o jornal britânico “Daily Mail”, foi agora revelada e, se prepara para ir a leilão juntamente com outras preciosidades que demonstram o estilo de vida havaiano da época.

Herbert Smith deixou o porto de Liverpool em 1983 navegando até Honolulu, atual capital do Hawai. Por lá encontrou uma realidade pura e bastante diferente. Dessa forma decidiu escrever cartas para documentar a experiência, às quais juntou várias fotografias dos nativos e das paisagens locais. O álbum de 62 imagens foi mantido pela família de Smith e só agora foi revelado.

O leilão do álbum das imagens vai iniciar-se no próximo dia 1 de março e especula-se que a família pretenda alcançar 2.500 libras, aproximadamente 3 mil euros, pelo mesmo. Herbert Smith viveu no Hawai durante a parte final da última década do século XIX, num momento dramático para o povo havaiano, com o seu território anexado pelos Estados Unidos em 1898.

Entre as dezenas de fotos encontra-se inclusivamente uma imagem de camponesas trabalhando arduamente, sendo que, segundo as cartas que a família detinha, algumas são de origem portuguesa e outras de origem japonesa. No que diz respeito à imagem de surf, é possível ver dois nativos sem roupa a carregarem as pranchas pelo areal de Hilo Bay, uma larga baía situada na costa este da Big Island e que seria um spot de surf concorrido na altura.

O Hawai é o berço do surf, sendo que os primeiros relatos de nativos a deslizaram nas ondas em pedaços de madeira remontam ao século XVIII, altura em que se acredita ter sido inventado o desporto pelo povo polinésio. O tenente James King foi a primeira pessoa a escrever sobre a prática de surf no Hawai, em 1779. Já Mark Twain descreveu em 1866 a prática como sendo “o passa tempo nacional”.

Na altura em que as fotos foram tiradas, é muito provável que o surf ainda não se tivesse expandido do Hawai para o resto do Mundo. Esse é um fenómeno que aconteceu no início do século XX. As imagens impressionam também pelo paralelismo que estabelecem entre o modo de vida dos nativos havaianos e a atualidade, sendo muitas as diferenças evidenciadas.

Por: Surf Today / Fonte: Surf Portugal.

Sobre JR Mirabelli

Comments are closed.

Voltar ao Topo