Principal / NOTÍCIAS / Riviera de São Lourenço em Bertioga recebe Festival Paulistano de Surf 2016
Riviera de São Lourenço em Bertioga recebe Festival Paulistano de Surf 2016

Riviera de São Lourenço em Bertioga recebe Festival Paulistano de Surf 2016

Pelo terceiro ano consecutivo o Festival Paulistano de Surf celebra o esporte e resgata o clima dos antigos festivais, reunindo os precursores do surf numa grande confraternização, desta vez marcada para os próximos dias 11 e 12 de junho, na Riviera de São Lourenço, Bertioga (SP).

Com inscrição gratuita, o evento tem disputa nas categorias Open, Master, Grand Master, Junior, Legends, Feminino, Stand Up e Longboard, e é restrito a atletas da capital e Grande São Paulo. Para confirmar sua vaga, entre em contato pelo e-mail dadaasgsp@hotmail.com .

Para Dadá Nascimento, organizador do festival, a expectativa é de mais uma vez se superar. “As edições anteriores foram clássicas. Reunimos a nata do esporte, promovendo uma grande interação entre os ‘dinossauros’ do surf e a nova geração. O público também marca presença, valorizando ainda mais o campeonato”, destaca Nascimento.

Tradicionalmente, o festival homenageia um legend, como ocorreu com os irmãos Zé (2014) e Chico Paioli (2015). Neste ano, o escolhido foi Raphael Levy, mais conhecido como Fico, de 56 anos, um dos ícones nos anos 80, e protagonista de uma trajetória de superação e inspiração para muita gente.

A trajetória do paulistano no surf começou na sua adolescência, nas ondas do Guarujá, Litoral Sul de São Paulo. Desde então, manteve-se conectado e cravou seu nome na história do esporte. Em busca de um modo de se manter, mas sem deixar de surfar, Levy começou vendendo produtos de outras empresas no Guarujá. Um tempo depois, observando o jeito que o filho tinha para os negócios, o pai, que era sócio de uma fábrica de bolsas, deu a idéia para que ele produzisse carteiras emborrachadas.

Ele desenvolveu um modelo e vendeu para uma surfwear da época, que passou a produção para uma fábrica; O produto foi um sucesso, e apesar de ter apenas um cliente, chegava a produzir 1,5 mil unidades ao mês;

Incentivado pelos amigos, desenvolveu a sua própria marca, a Fico Surfwear, batizada com o seu apelido. Empolgado com o negócio, ele lotou o seu carro com várias peças e partiu para uma viagem de trabalho e lazer até Fortaleza, no Ceará; Por onde passava oferecia os artigos e surfava, com isso, pouco a pouco, o seu trabalho ia sendo reconhecido.

Transformou assim a Fico em febre nos anos 80 com a venda de carteiras e mochilas emborrachadas, convencendo sua família (e o mercado) sobre as possibilidades comerciais do surf. Não bastasse isso, Levy também desafiou a medicina ao impor sua força de vontade como parte do tratamento contra a esclerose múltipla.

O Festival Paulistano de Surf é incentivado pelo Governo do Estado de São Paulo. Patrocínio da Kanui.com.br e Açaí Frooty. Organizado pela Associação de Surf da Grande São Paulo. Apoio: Treinamento Inteligente, Federação Paulista de Surf, prefeitura Municipal de Bertioga e Associação Bertioga de Surf.

Por: Surf Today / Fonte: Nancy Geringer

 

Sobre JR Mirabelli

Comments are closed.

Voltar ao Topo