Principal / Josil Mandacaru / Sala de Shape com Josil Mandacarú fala sobre o “Dia D”.
Sala de Shape com Josil Mandacarú fala sobre o “Dia D”.

Sala de Shape com Josil Mandacarú fala sobre o “Dia D”.

Na coluna da semana passada,escrevi que não gostava da adesão da mídia não especializada na cobertura das finais da ASP,após a vitória de Medina em Teahupoo e a possibilidade de título já em Portugal,o que não ocorreu.

Além de uma pressão a mais ,incomoda ver comentários com pouca propriedade e em alguns casos mostrando total desconhecimento do assunto.
Eu compararia  a um narrador de futebol aqui do Brasil e seus repórteres de campo,conduzirem uma partida de Beisebol na Major League Beisebol.
Quem sabe uma hora destas ,abram espaço na tv aberta para quem entende do assunto realmente.
Que dêem valor ao surf,pelo menos do tamanho  do uso que se faz do esporte por tantas peças publicitárias ,das mais variadas classes e marcas de produtos,de carros a sabão em pó.
A ESPN é um bom exemplo,mas nem todo mundo tem acesso a canal pago…..ali,sempre é bom ouvir os comentários de Edinho,Renan,Thiago e convidados,transmitindo em HD na sala da sua casa.
Sabem do quê estão falando!!!
Voltando ao assunto desta repercussão fora dos limites do cenário entitulado surf,algumas coisas me fizeram ,senão mudar de opinião,mas enxergar de uma melhor maneira isso tudo.Ver o lado bom desta história.
Em qualquer lugar que eu chego e sabem que sou surfista,logo puxam assunto ou me perguntam sobre Medina!
Pessoas que nunca pensei que fossem falar sobre surf.
Eu estava com o carro cheio de blocos de poliuretano e parei pra abastecer.O frentista logo me pergunta :
“E aí,o Medina leva o titulo???”
Fui comprar o frango assado de domingo,que divido com minhas cadelas,aqueles que ficam girando atrás do vidro.
Tinham 3 caras tomando aquela cervejinha,papeando e enquanto esperava,um deles me interpela e pergunta se ia ter competição hoje.
Devem ter me achado com cara de surfista e ficamos converando a respeito enquanto meu frango não vinha.Um deles comentou que em São Sebastião vai ser uma uma festa!!
Outro dia na quitanda também me perguntaram sobre as  reais chances do Medina ser campeão mundial de surf.
A coisa tomou uma proporção enorme!
Acabei de ver a transmissão ao vivo da ASP,cancelando o evento por hoje,e amanhã,segunda feira ,às 15:30 horáro do Brasil,será feita mais uma chamada para retomar a competição.
Os comentaristas gringos falavam sobre a histeria dos brasileiros que estavam na praia,com bandeiras,bandeirinhas e cangas do Brasil,gritando o nome do país,do Gabriel….e estavam mesmo,ali atrás deles,um grupo pró Medina,todos aparamentados,pulando nas areias de Pipeline.
Um dos comentaristas disse pra irem com calma,porque nada está garantido,pra esperar….
Ele tem razão,é a parte que eu não gosto ,este oba-oba !!
Medina na 6 bateria enfrenta Dusty Payne,havaiano e que venceu em Haleiwa, foi vice em Sunset e lidera a Triple Crown of Surfing.
Eu acredito no título porque o vi  focado,tem a vantagem nos pontos ,mas temos que esperar mesmo,conter a ansiedade neste momento.
Tarefa difícil.
Nas lojas,bares e restaurantes ,alguns com telões e tvs HD,estão prontos pra quando o evento for retomado,quem sabe ver o primeiro surfista brasileiro se tornar campeão mundial profissional pela ASP,o primeiro que não tem o inglês como idioma oficial.
Nos notebooks e smartphones,todo está mundo ligado.
O interesse se expandiu e sim,será benéfico para o esporte.
Estamos no meio da competição,a espera do início do 3 Round,eliminatório.
Medina venceu  e avançou direto para esta fase,numa bateria com poucas ondas,em um swell torto,com influência de norte,embaralhando a ondulação.
Com uma estratégia de pegar o que aparecesse pela frente,achou uma onda desprezada pelos outros competidores,o australiano Dion Atkinson e o havaiano Reef Mcintosh,campeão do trials,e conseguiu os pontos suficientes para vencer e se classificar,com apenas 8,83 pts.
Fanning também avançou,mas Kelly tomou uma virada de Adam Melling,no finalzinho da bateria.No 2 round,venceu e também está no 3 round,quando enfrenta o brasileiro Alejo Muniz na 12 bateria.
Fanning pega o francês Jeremy Flores na 9 bateria deste 3 round.
Tivemos também uma bateria dos Masters,quando Tom Carrol nos fez voltar no tempo,ao pegar um tubo insano,com uma gun 7’8 acho, parecida com a que usou naquela épica final de Pipe contra Derek Ho e sair na baforada para delírio do público presente e de todos nós.
Que tubo!! Tom Carrol é um dos meus ídolos no surf!!
O tubaço do Jádson André também foi destaque no 2 round e muitos dizem que merecia uma nota máxima!!
A nota triste foi a lesão de Jordy Smith,contundido no ombro foi parar no hospital e apesar de já recuperado,está fora da disputa.
Vale ver também o duelo brasileiro entre  Miguel Pupo e FilipeToledo,na 5 bateria do 3 round.
Vamos aguardar a chamada de segunda feira à tarde,fiquem ligados!!
Excepcionalmente esta semana,esta coluna,que é semanal, voltará a qualquer momento com o desfecho deste evento que encerra a temporada havaiana de campeonatos , o ano da ASP e que vai definir o campeão e todos os classificados para o tour 2015.
Espero voltar com as melhores notícias possíveis!!!
Até já!!!!!!

Jadson André Pipe Masters 2014:

 

 

Tom Carrol Pipe Masters 2014:

 

Por: Josil Mandacarú / Surf Today 

Sobre JR Mirabelli

Comments are closed.

Voltar ao Topo