Principal / NOTÍCIAS / Vinicius Ponchet é o destaque na abertura do Circuito Santos de Surf 2017.
Vinicius Ponchet é o destaque na abertura do Circuito Santos de Surf 2017.

Vinicius Ponchet é o destaque na abertura do Circuito Santos de Surf 2017.

Vinicius Ponche. Foto: Ivan Storti

 image001

SURFISTA FATUROU AS CATEGORIAS JÚNIOR E MIRIM NAS ONDAS DO QUEBRA-MAR

 

Com as vitórias nas categorias júnior (até 18 anos) e mirim (limite de 16 anos), Vinicius Ponchet foi o grande destaque na abertura do Circuito Santos de Surf 2017, neste domingo (2), no Quebra-Mar. A competição, patrocinada por Savanah Steak House e Mavimar, via Promifae, contou com sol, boas ondas e alcançou o objetivo de fomentar as categorias de base.

Também comemoraram os primeiros lugares Yuri Beltrão, na iniciante (no máximo 14 anos) e Roberto Alves, na estreante (sub12), além de Daniel Duarte, de Bertioga, na petit (10 anos para baixo) e Rafaella Teixeira, de São Sebastião, na feminina (até 18 anos). Assim como Vinicius Ponchet, Yuri e Robertinho chegaram a duas decisões, ficando em quarto na mirim e na iniciante, respectivamente.

Outro talento da Cidade, Renan Rodrigues, também disputou as finais dessas mesmas categorias, com o terceiro na iniciante e o segundo na mirim, superado por Ponchet no último minuto. Ainda na etapa, Vinicius Parra, o santista com mais títulos no Circuito nos últimos anos, tentou competir na superação, com uma forte gripe e na júnior até conseguiu se classificar à final, mas ficou debilitado e nem conseguiu voltar ao mar.

Cada vencedor recebeu da Savanah Steak House um voucher de R$ 150,00 para consumo no restaurante santista. “O objetivo desse campeonato é revelar novos talentos, fomentar o trabalho de base e estamos conseguindo atingir esses objetivos, tanto que ano passado chegamos ao quarto lugar no Paulista. Santos sempre foi uma potência no surf, berço da modalidade no Brasil e queremos manter essa escalada iniciada na gestão anterior e que conta com grandes parceiros”, comentou o presidente da Associação Santos de Surf, Reginaldo Ferreira Lima Filho, o Naldo, que no pódio prestou homenagem ao empresário Marcelo Alonso, proprietário da Savanah Steak House.

Ainda no evento, veteranos do Clube Pioneiros do Litoral Paulista participaram de uma bateria demonstração, como forma de integrar as gerações e servirem de exemplo. Na premiação, atletas, organização e público participaram de um minuto de silêncio em homenagem a Alexandre Peres Alonso, o Boca, revelado nas ondas do Quebra-Mar, que foi assassinado por assaltantes numa emboscada, quando escoltava uma carga em Cubatão, no último dia 24.

Nas disputas nas ondas, a primeira final foi a júnior. Gabriel Nieba liderou boa parte da disputa, mas Vinicius garantiu a nota 8,27, a melhor do evento, para assegurar a vitória logo em sua primeira participação na categoria. A diferença foi mínima no placar – 13,44 a 13,10, com Vitor Luiz em terceiro. Com descanso de uma bateria, ele voltou ao mar e soube esperar o momento certo para mais uma conquista, virando no último minuto sobre Renan.

“Estou super feliz. Vencer a júnior com apenas 14 anos. Meu objetivo era fazer final nas duas disputas, mas acabei vencendo. Agradeço muito ao meu irmão, Higor, que veio me ajudar também”, falou o surfista, que treina diariamente no Centro de Treinamento Santos de Surf, no Quebra-Mar, sob orientação do técnico Pedro Souza, e vem de família ligada ao esporte, sendo filho do fisiculturista Marilândio Ponchet, com títulos internacionais.

Na iniciante, Yuri foi superior, explorando as ondas do outside, mas também com um resultado apertado. 10,90, conta 10,40 de Kauê Ribeiro e 10,10 de Renan Rodrigues. Robertinho Alves completou o pódio na final. “Estou muito satisfeito. É o primeiro campeonato em Santos depois que fui morar em Maresias, para participar do Instituto Gabriel Medina. Mas aqui é minha casa, junto com meus amigos, minha família”, vibrou o surfista de 12 anos.

Na sequência, Robertinho Alves voltou ao mar para se consagrar na sub12, a mesma disputa que faturou o título esse ano no Rip Curl Grom Search. Davi Jihad, de Itanhaém, ficou em segundo, com Vitor dos Santos em terceiro e Yuri Campos em quarto. “É sempre bom e importante vencer o Santista. Quero manter a sequência de títulos aqui e vou continuar buscando vitórias nas próximas etapas”, falou.

Na feminina, Rafaella Teixeira vibrou com a sua primeira vitória fora de casa. A também surfista do Instituto Gabriel Medina abriu a bateria com uma nota 4,67 pontos, que fez a diferença. Melissa Policarpo, a segunda colocada, até pegou uma onda melhor, 5 pontos, mas não conseguiu superar na somatória das duas notas. Isadora Parra foi a terceira, com Raquel Carriço em quarto.

“Valeu muito a pena ter vindo para Santos para essa vitória. Foi a primeira vez que ganhei fora de São Sebastião. Essa vitória eu dedico ao Instituto Gabriel Medina e, claro, ao meu pai (Rafael), que sempre me apoia muito, se dedica ao meu futuro”, festejou.

A etapa foi finalizada com os caçulas da petit e Daniel Duarte, uma das grandes promessas paulistas, com uma nota 8,17, levou a melhor. Ryan Araújo, de Guarujá, até tentou uma reação, mas terminou em segundo lugar, com Vitor Prato em terceiro e Giovani Fortes, de Itanhaém na quarta posição.

O campeonato terá mais duas etapas para definir os melhores santistas de 2017, ambas com período de espera pelas melhores ondas e um dia de disputas, fórmula adotada há alguns anos e que vem dando certo. A “janela” da 2ª fase do ranking está marcada para 3 a 11 de junho e a final será realizada no dia com a melhor previsão do mar, entre 1 a 9 de julho.

O Circuito Santos de Surf 2017 tem os patrocínios de Mavimar e Savanah Steak House, via Promifae, o Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte, da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), com apoios da Fu Wax Parafinas, Rubber Sticky, Surf Trunk, Keahana, Teccel, Okumura, Cinza General Store, Fupes, FMA Notícias e TV Tribuna. Realização da Prefeitura de Santos, com organização da Associação Santos de Surf.

 

RESULTADOS DA 1ª ETAPA:

CATEGORIA JÚNIOR (SUB 18)

1 Vinicius Ponchet

2 Gabriel Nieba (Praia Grande)

3 Vitor Luiz

4 Vinicius Parra

 

CATEGORIA MIRIM (SUB 16)

1 Vinicius Ponchet

2 Renan Rodrigues

3 Igor Ferreira

4 Yuri Beltrão

 

CATEGORIA INICIANTE (SUB 14)

1 Yuri Beltrão

2 Kauê Ribeiro (Itanhaém)

3 Renan Rodrigues

4 Roberto Alves

 

CATEGORIA ESTREANTE (SUB 12)

1 Roberto Alves

2 Davi Jihad (Itanhaém)

3 Vitor dos Santos

4 Yuri Campos

 

CATEGORIA PETIT (SUB10)

1 Daniel Duarte (Bertioga)

2 Ryan Araújo (Guarujá)

3 Vitor Prado

4 Giovani Fortes (Itanhaém)

 

CATEGORIA FEMININA (SUB 18)

1 Rafaella Teixeira (São Sebastião)

2 Melissa Policarpo (Guarujá)

3 Isadora Parra

4 Raquel Carriço

Por: Surf Today / Fonte:

image004

 

Sobre JR Mirabelli

Comments are closed.

Voltar ao Topo